Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54366
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um material paradidático de sociologia sobre amizade para estudantes do Ensino Médio |
Título em inglês: | A paradidactic material of sociology about friendship for high school students |
Autor(es): | Teles, Kelton Medeiros |
Orientador: | Lima, Celina Amalia Ramalho Galvão |
Palavras-chave: | Amizade;Livros didáticos;Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | TELES, Kelton Medeiros. Um material paradidático de sociologia sobre amizade para estudantes do Ensino Médio. 2020. 75f. - Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | Pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem hipotética-dedutiva e pesquisaação. Tendo como procedimentos questionários, e entrevistas semiestruturadas. A presente pesquisa partiu da hipótese de que os leitores de um material didático se sentiriam mais atraídos pelo conteúdo dos livros se os mesmos fossem estruturados a partir de perguntas feitas por eles próprios. O objetivo foi precisamente elaborar um material complementar de sociologia ao manual oficial da escola, um paradidático temático sobre amizade. Material complementar este baseado em perguntas elaboradas pelos estudantes e professores da escola Diva Cabral. O material paradidático foi construído a partir de três questionários. O questionário 1 feito com estudantes, o questionário dois com professores e o questionário 3 com leitores diversos. Os três questionários interrogavam que tipo de conteúdo sociológico deve ser abordado no ensino médio, qual conteúdo deve constar em um livro didático, quais as perguntas mais pertinentes devem ser feitas em tal livro. No primeiro capítulo é feita uma revisão de literatura destacando os desafios e possibilidades da Sociologia nos livros didáticos, a produção de currículos, os usos do livro em sala de aula. No segundo capítulo são traçados os caminhos da pesquisa e o terceiro capítulo é o paradidático sobre a amizade. |
Abstract: | Recherche qualitative, avec approche et recherche hypothétique-déductive. Avoir des questionnaires et des entretiens semi-structurés comme procédures. La présente recherche part de l'hypothèse que les lecteurs d'un matériel didactique seraient plus attirés par le contenu des livres s'ils étaient structurés en fonction de questions posées par eux-mêmes. L'objectif était précisément d'élaborer un matériau de sociologie complémentaire au manuel scolaire officiel, une thématique sur l'amitié. Matériel complémentaire basé sur des questions préparées par les élèves et les enseignants de l'école Diva Cabral. Le numéro a été construit à partir de trois questionnaires. Questionnaire 1 avec les élèves, Questionnaire 2 avec les enseignants et Questionnaire 3 avec différents lecteurs. Les trois questionnaires demandaient quel type de contenu sociologique devrait être abordé au lycée, quel contenu devrait être inclus dans un manuel, quelles questions devraient être posées dans ce livre. Dans le premier chapitre, une revue de la littérature est faite mettant en évidence les défis et les possibilités de la sociologie dans les manuels, la production de programmes, les utilisations du livre en classe. Dans le deuxième chapitre, les voies de la recherche sont tracées et le troisième chapitre est le fascicule de l'amitié. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54366 |
Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_kmteles.pdf | 412,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.