Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54140
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC
Autor(es): Torres, Gleicyane Feitosa Gomes
Palavras-chave: Concepções de leitura;Literatura;Letramento
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: TORRES, Gleicyane Feitosa Gomes. As concepções de leitura em material didático do Curso de Letras-Espanhol da UABUFC. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 46-56, jun. 2015.
Resumo: Este artigo, de pesquisa bibliográfica, objetiva descrever e analisar concepções de leitura inseridas no material didático utilizado na disciplina “Língua Espanhola: Texto e Discurso”, no curso de Letras-Espanhol da UAB/UFC. Utilizar-se da literatura para fins didáticos significa proporcionar aos alunos contato direto com a leitura de materiais autênticos, o que contribui sobremaneira para com o aperfeiçoamento do processo de letramento, uma vez que ser letrado significa ler, inclusive, o que está por trás das linhas. A literatura promove o contato com situações socioculturais e comunicativas diversas. Sendo assim, este artigo pretende, também, verificar como a inserção do texto literário no material didático contribuiu para o desenvolvimento do letramento em ELE. Nossos estudos sobre leitura, letramento e uso de materiais literários estão ancorados, sobretudo, em Kleiman (1999), Soares (2006), Cassany (2006) e Aragão (2006).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54140
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_gfgtorres.pdf488,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.