Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54115
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Tessituras sobre formação de professores de E/LE a distância |
Autor : | Dias, Massília Maria Lira |
Palabras clave : | Currículo;Formação inicial de professores de espanhol;Ensino à distância |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citación : | DIAS, Massília Maria Lira. Tessituras sobre formação de professores de E/LE a distância. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 2, v. 1, n. 3, p. 62-74, set. 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | A incorporação das inovações tecnológicas no ensino à distância, especialmente o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, com interação em tempo real, alteraram a concepção de formação de professores de espanhol como língua estrangeira. No Brasil, várias instituições de ensino superior aderiram ao fenômeno da educação à distância, a partir da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Atualmente, vários cursos de licenciatura estão sendo ofertados, sendo que a construção dos projetos pedagógicos destes cursos e suas propostas de integralização curricular variam de instituição para instituição, em virtude dos diferentes modelos de ensino à distância utilizados por estas instituições. No entanto, a formação de um professor de língua estrangeira à distância requer a construção de um projeto pedagógico que reflita essa nova concepção de ensino e aprendizagem e um desenho curricular conforme com as novas abordagens de ensino e de formação inicial de professores que incluam as novas tecnologias da informação e comunicação. Assim sendo, este estudo procura investigar as propostas curriculares para a formação de professores de espanhol à distância, no âmbito dos cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil, com a finalidade de identificar se estas propostas buscam reproduzir no ensino à distância a mesma estrutura curricular do sistema de ensino presencial, ou se diferenciam destas com propostas curriculares mais modernas e flexíveis. Para tanto serão analisadas quatro propostas de integralização curricular de cursos de licenciatura em língua espanhola à distância. Este estudo visa contribuir com as discussões sobre currículo e formação de professores de espanhol no ensino à distância. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54115 |
ISSN : | 2318-0099 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_mmldias.pdf | 369,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.