Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54114
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Filmes e plataformas virtuais de aprendizagem: (novas) tecnologias mediadoras da formação crítico-reflexiva de professores |
Autor(es): | Mayrink, Mônica Ferreira |
Palavras-chave: | Formação de professores;Reflexão crítica;Tecnologias;Filmes;Ambiente Virtual de Aprendizagem |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citação: | MAYRINK, Mônica Ferreira. Filmes e plataformas virtuais de aprendizagem: (novas) tecnologias mediadoras da formação crítico-reflexiva de professores. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 2, v. 1, n. 3, p. 44-61, set. 2014. |
Resumo: | O momento educacional que vivemos está marcado por mudanças nas formas de aprender e, em função disso, somos levados a pensar em procedimentos didáticos e modalidades de ensino que sejam condizentes com elas. Frente a tais transformações, no contexto do ensino superior faz-se necessário desenvolver projetos que contribuam para a formação dos professores e que os ajudem a posicionar-se diante desse novo cenário de forma crítico-reflexiva. O objetivo deste artigo é discutir a maneira como venho utilizando dois recursos tecnológicos – os filmes e um ambiente virtual de aprendizagem (a plataforma Moodle) – como mediadores da formação crítico-reflexiva de professores. Inicialmente, tratarei dessa concepção de formação de forma articulada com o uso de tecnologias no ensino. Para tanto, resgatarei a visão de Dewey (1933; 1938/1967) e de Freire (1979) acerca do pensamento reflexivo e consciência crítica, e os estudos de Kenski (2007) e Sancho (2008) a respeito do uso de tecnologias na educação. Na sequência, me apoiarei na perspectiva vygotskyana (1930/1998) de que os sistemas simbólicos fazem a mediação da relação entre o sujeito e o mundo, para argumentar a favor da função mediadora que os filmes e o ambiente virtual de aprendizagem Moodle podem desempenhar na formação crítico-reflexiva de professores. Finalmente, apresentarei exemplos de interações e registros reflexivos feitos por alguns alunos (futuros docentes) em contexto universitário, a fim de mostrar a função mediadora que caracteriza tais recursos e os efeitos alcançados com seu uso. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54114 |
ISSN: | 2318-0099 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_mfmayrink.pdf | 564,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.