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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54114
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mayrink, Mônica Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-17T19:45:28Z | - |
dc.date.available | 2020-09-17T19:45:28Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MAYRINK, Mônica Ferreira. Filmes e plataformas virtuais de aprendizagem: (novas) tecnologias mediadoras da formação crítico-reflexiva de professores. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 2, v. 1, n. 3, p. 44-61, set. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-0099 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54114 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica do GEPPELE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Reflexão crítica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Filmes | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Filmes e plataformas virtuais de aprendizagem: (novas) tecnologias mediadoras da formação crítico-reflexiva de professores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O momento educacional que vivemos está marcado por mudanças nas formas de aprender e, em função disso, somos levados a pensar em procedimentos didáticos e modalidades de ensino que sejam condizentes com elas. Frente a tais transformações, no contexto do ensino superior faz-se necessário desenvolver projetos que contribuam para a formação dos professores e que os ajudem a posicionar-se diante desse novo cenário de forma crítico-reflexiva. O objetivo deste artigo é discutir a maneira como venho utilizando dois recursos tecnológicos – os filmes e um ambiente virtual de aprendizagem (a plataforma Moodle) – como mediadores da formação crítico-reflexiva de professores. Inicialmente, tratarei dessa concepção de formação de forma articulada com o uso de tecnologias no ensino. Para tanto, resgatarei a visão de Dewey (1933; 1938/1967) e de Freire (1979) acerca do pensamento reflexivo e consciência crítica, e os estudos de Kenski (2007) e Sancho (2008) a respeito do uso de tecnologias na educação. Na sequência, me apoiarei na perspectiva vygotskyana (1930/1998) de que os sistemas simbólicos fazem a mediação da relação entre o sujeito e o mundo, para argumentar a favor da função mediadora que os filmes e o ambiente virtual de aprendizagem Moodle podem desempenhar na formação crítico-reflexiva de professores. Finalmente, apresentarei exemplos de interações e registros reflexivos feitos por alguns alunos (futuros docentes) em contexto universitário, a fim de mostrar a função mediadora que caracteriza tais recursos e os efeitos alcançados com seu uso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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