Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54049
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Aplicação do projeto padrin como forma de diminuição da evasão e aproximação dos alunos ingressantes à engenharia química |
Autor(es): | Ribeiro, Carlos Augusto Russo Costa Silva, Lucas Sassaki Vieira da Almeida, Mariana Dinis de Luna, Larissa Ingrid Leôncio de Negreiros, Iana Soares Cartaxo, Samuel Jorge Marques |
Palavras-chave: | Acompanhamento;Protótipo;Recém-ingresso;Separação;Misturas |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | RIBEIRO, Carlos Augusto Russo Costa; SILVA, Lucas Sassaki Vieira da; ALMEIDA, Mariana Dinis de; LUNA, Larissa Ingrid Leôncio de; NEGREIROS, Iana Soares; CARTAXO, Samuel Jorge Marques. Aplicação do projeto padrin como forma de diminuição da evasão e aproximação dos alunos ingressantes à engenharia química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016. |
Resumo: | A falta de informação acerca do curso escolhido, bem como a abordagem generalizada para todas as engenharias utilizada no primeiro ano de curso, provoca em parte dos alunos um desencorajamento para os demais anos. Com o intuito de aproximar alunos ingressantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará das atividades praticadas pelos engenheiros químicos nos seus campos de trabalho e, com isso, diminuir a evasão destes estudantes, a coordenação, juntamente com o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Química da UFC, anualmente desenvolve o Projeto de Acompanhamento dos Discentes Recém-Ingressos (P.A.D.R.IN.). A principal premissa é o planejamento, concepção, projeto e montagem de um protótipo, com uso de materiais de uso diário, o qual faça a separação de uma mistura com alguns componentes prédeterminados pelo coordenador do curso de engenharia química, utilizando conceitos de separação de misturas e operações unitárias para apresentação em sala de aula. De forma que os alunos tenham, desde o início da sua graduação, contato com conhecimentos básicos de disciplinas mais avançadas do curso, é perceptível a diminuição da evasão e o crescente engajamento destes em entidades, grupos de pesquisas de laboratórios e atividades da Universidade, de modo geral. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54049 |
ISSN: | 21785600 |
Aparece nas coleções: | DEQ - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_carcribeiro.pdf | 611,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.