Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54049
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Carlos Augusto Russo Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Sassaki Vieira da | - |
dc.contributor.author | Almeida, Mariana Dinis de | - |
dc.contributor.author | Luna, Larissa Ingrid Leôncio de | - |
dc.contributor.author | Negreiros, Iana Soares | - |
dc.contributor.author | Cartaxo, Samuel Jorge Marques | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-15T19:39:08Z | - |
dc.date.available | 2020-09-15T19:39:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Carlos Augusto Russo Costa; SILVA, Lucas Sassaki Vieira da; ALMEIDA, Mariana Dinis de; LUNA, Larissa Ingrid Leôncio de; NEGREIROS, Iana Soares; CARTAXO, Samuel Jorge Marques. Aplicação do projeto padrin como forma de diminuição da evasão e aproximação dos alunos ingressantes à engenharia química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 21785600 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54049 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento | pt_BR |
dc.subject | Protótipo | pt_BR |
dc.subject | Recém-ingresso | pt_BR |
dc.subject | Separação | pt_BR |
dc.subject | Misturas | pt_BR |
dc.title | Aplicação do projeto padrin como forma de diminuição da evasão e aproximação dos alunos ingressantes à engenharia química | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A falta de informação acerca do curso escolhido, bem como a abordagem generalizada para todas as engenharias utilizada no primeiro ano de curso, provoca em parte dos alunos um desencorajamento para os demais anos. Com o intuito de aproximar alunos ingressantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará das atividades praticadas pelos engenheiros químicos nos seus campos de trabalho e, com isso, diminuir a evasão destes estudantes, a coordenação, juntamente com o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Química da UFC, anualmente desenvolve o Projeto de Acompanhamento dos Discentes Recém-Ingressos (P.A.D.R.IN.). A principal premissa é o planejamento, concepção, projeto e montagem de um protótipo, com uso de materiais de uso diário, o qual faça a separação de uma mistura com alguns componentes prédeterminados pelo coordenador do curso de engenharia química, utilizando conceitos de separação de misturas e operações unitárias para apresentação em sala de aula. De forma que os alunos tenham, desde o início da sua graduação, contato com conhecimentos básicos de disciplinas mais avançadas do curso, é perceptível a diminuição da evasão e o crescente engajamento destes em entidades, grupos de pesquisas de laboratórios e atividades da Universidade, de modo geral. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEQ - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_carcribeiro.pdf | 611,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.