Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Carlos Augusto Russo Costa-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Sassaki Vieira da-
dc.contributor.authorAlmeida, Mariana Dinis de-
dc.contributor.authorLuna, Larissa Ingrid Leôncio de-
dc.contributor.authorNegreiros, Iana Soares-
dc.contributor.authorCartaxo, Samuel Jorge Marques-
dc.date.accessioned2020-09-15T19:39:08Z-
dc.date.available2020-09-15T19:39:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Carlos Augusto Russo Costa; SILVA, Lucas Sassaki Vieira da; ALMEIDA, Mariana Dinis de; LUNA, Larissa Ingrid Leôncio de; NEGREIROS, Iana Soares; CARTAXO, Samuel Jorge Marques. Aplicação do projeto padrin como forma de diminuição da evasão e aproximação dos alunos ingressantes à engenharia química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn21785600-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54049-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAcompanhamentopt_BR
dc.subjectProtótipopt_BR
dc.subjectRecém-ingressopt_BR
dc.subjectSeparaçãopt_BR
dc.subjectMisturaspt_BR
dc.titleAplicação do projeto padrin como forma de diminuição da evasão e aproximação dos alunos ingressantes à engenharia químicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA falta de informação acerca do curso escolhido, bem como a abordagem generalizada para todas as engenharias utilizada no primeiro ano de curso, provoca em parte dos alunos um desencorajamento para os demais anos. Com o intuito de aproximar alunos ingressantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará das atividades praticadas pelos engenheiros químicos nos seus campos de trabalho e, com isso, diminuir a evasão destes estudantes, a coordenação, juntamente com o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Química da UFC, anualmente desenvolve o Projeto de Acompanhamento dos Discentes Recém-Ingressos (P.A.D.R.IN.). A principal premissa é o planejamento, concepção, projeto e montagem de um protótipo, com uso de materiais de uso diário, o qual faça a separação de uma mistura com alguns componentes prédeterminados pelo coordenador do curso de engenharia química, utilizando conceitos de separação de misturas e operações unitárias para apresentação em sala de aula. De forma que os alunos tenham, desde o início da sua graduação, contato com conhecimentos básicos de disciplinas mais avançadas do curso, é perceptível a diminuição da evasão e o crescente engajamento destes em entidades, grupos de pesquisas de laboratórios e atividades da Universidade, de modo geral.pt_BR
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_carcribeiro.pdf611,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.