Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54012
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Teletandem: aprender do outro e com o outro |
Autor(es): | Benedetti, Ana Mariza |
Palavras-chave: | Tandem virtual;Telecolaboração;Línguas Estrangeiras |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citação: | BENEDETTI, Ana Mariza. Teletandem: aprender do outro e com o outro. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 69-87, jul./nov. 2013. |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo expor um desenho pedagógico de aprendizagem colaborativa de línguas estrangeiras mediado por recursos de videoconferência, denominado teletandem, assim como analisar o suporte interativo proporcionado pelos participantes da atividade telecolaborativa. O modelo teletandem de aprendizagem de línguas se baseia em trabalho colaborativo, cujos fundamentos encontram amparo na abordagem construtivista e na teoria sociocultural. Destas duas correntes teóricas emergem os conceitos de coconstrução de significado, mediação social, regulação pelo Outro e autorregulação. A análise do suporte interativo proporcionado pelo parceiro expert na língua-alvo se faz à luz dos postulados teóricos norteadores da aprendizagem colaborativa e de dados gerados por duas parcerias de teletandem, envolvendo aprendizes de português e de espanhol como língua estrangeira, documentadas em épocas distintas. Os dados consistem na transcrição de fragmentos de teleconversação mediada pelos aplicativos Windows Live Messenger e Skype. A análise revelou ser o teletandem um contexto de aprendizagem que favorece o trabalho em colaboração, dado que gera um ambiente de interdependência positiva, em que os envolvidos proporcionam um ao outro suporte interativo favorável à negociação de significados em tempo real e à autorregulação. Além disso, promove interações com poder de potencializar as relações interpessoais, particularmente, no que diz respeito ao compartilhamento de informação, habilidades, estratégias, experiências de vida. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54012 |
ISSN: | 2318-0099 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_ambenedetti.pdf | 219,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.