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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54012
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Benedetti, Ana Mariza | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-15T10:26:59Z | - |
dc.date.available | 2020-09-15T10:26:59Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | BENEDETTI, Ana Mariza. Teletandem: aprender do outro e com o outro. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 69-87, jul./nov. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-0099 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54012 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica do GEPPELE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tandem virtual | pt_BR |
dc.subject | Telecolaboração | pt_BR |
dc.subject | Línguas Estrangeiras | pt_BR |
dc.title | Teletandem: aprender do outro e com o outro | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo tem por objetivo expor um desenho pedagógico de aprendizagem colaborativa de línguas estrangeiras mediado por recursos de videoconferência, denominado teletandem, assim como analisar o suporte interativo proporcionado pelos participantes da atividade telecolaborativa. O modelo teletandem de aprendizagem de línguas se baseia em trabalho colaborativo, cujos fundamentos encontram amparo na abordagem construtivista e na teoria sociocultural. Destas duas correntes teóricas emergem os conceitos de coconstrução de significado, mediação social, regulação pelo Outro e autorregulação. A análise do suporte interativo proporcionado pelo parceiro expert na língua-alvo se faz à luz dos postulados teóricos norteadores da aprendizagem colaborativa e de dados gerados por duas parcerias de teletandem, envolvendo aprendizes de português e de espanhol como língua estrangeira, documentadas em épocas distintas. Os dados consistem na transcrição de fragmentos de teleconversação mediada pelos aplicativos Windows Live Messenger e Skype. A análise revelou ser o teletandem um contexto de aprendizagem que favorece o trabalho em colaboração, dado que gera um ambiente de interdependência positiva, em que os envolvidos proporcionam um ao outro suporte interativo favorável à negociação de significados em tempo real e à autorregulação. Além disso, promove interações com poder de potencializar as relações interpessoais, particularmente, no que diz respeito ao compartilhamento de informação, habilidades, estratégias, experiências de vida. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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