Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54012
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Teletandem: aprender do outro e com o outro |
Autor : | Benedetti, Ana Mariza |
Palabras clave : | Tandem virtual;Telecolaboração;Línguas Estrangeiras |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citación : | BENEDETTI, Ana Mariza. Teletandem: aprender do outro e com o outro. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 69-87, jul./nov. 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo tem por objetivo expor um desenho pedagógico de aprendizagem colaborativa de línguas estrangeiras mediado por recursos de videoconferência, denominado teletandem, assim como analisar o suporte interativo proporcionado pelos participantes da atividade telecolaborativa. O modelo teletandem de aprendizagem de línguas se baseia em trabalho colaborativo, cujos fundamentos encontram amparo na abordagem construtivista e na teoria sociocultural. Destas duas correntes teóricas emergem os conceitos de coconstrução de significado, mediação social, regulação pelo Outro e autorregulação. A análise do suporte interativo proporcionado pelo parceiro expert na língua-alvo se faz à luz dos postulados teóricos norteadores da aprendizagem colaborativa e de dados gerados por duas parcerias de teletandem, envolvendo aprendizes de português e de espanhol como língua estrangeira, documentadas em épocas distintas. Os dados consistem na transcrição de fragmentos de teleconversação mediada pelos aplicativos Windows Live Messenger e Skype. A análise revelou ser o teletandem um contexto de aprendizagem que favorece o trabalho em colaboração, dado que gera um ambiente de interdependência positiva, em que os envolvidos proporcionam um ao outro suporte interativo favorável à negociação de significados em tempo real e à autorregulação. Além disso, promove interações com poder de potencializar as relações interpessoais, particularmente, no que diz respeito ao compartilhamento de informação, habilidades, estratégias, experiências de vida. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54012 |
ISSN : | 2318-0099 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_ambenedetti.pdf | 219,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.