Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53999
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Transform(ações) necessárias na formação de professores de línguas |
Authors: | Alvarez, Maria Luisa Ortiz |
Keywords: | Formação do professor de LE;Modelo de formação reflexiva;Práticas pedagógicas |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citation: | ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. Transform(ações) necessárias na formação de professores de línguas. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 50-68, jul./nov. 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A formação do professor de LE tem relação direta com o contexto local e global e sua construção se dá científica e culturalmente, social e politicamente pelos diversos atores humanos e instâncias criadas pela humanidade. Por esta razão, a formação ocorre em consonância com os anseios da sociedade, logo não é completamente autônoma e isolada do mundo ao definir suas diretrizes ou papéis. Em primeiro lugar, levam-se em consideração as questões teóricas que ancoram os parâmetros de língua estrangeira e que se referem à visão sócio-interacional da linguagem e da aprendizagem. Em segundo, precisa-se de uma reflexão sistemática sobre a prática pedagógica desenvolvida pelo professorado, na medida em que essa prática é o elemento mediador entre história social e pessoal, entre instituição e sociedade, entre educação e sociedade. Assim, é mediante a exposição sistemática ao debate e ao confronto entre conhecimento e realidade, à troca e ao intercâmbio, ao estabelecimento de redes de relacionamento nas respectivas áreas de atuação que se constitui certamente o núcleo de uma política educacional voltada para a qualidade de ensino em que também a interlocução contínua entre teoria e prática é uma condição. Neste trabalho serão relacionados os referenciais teóricos que têm contribuído na formação dos professores, como também na interpretação da sua prática pedagógica para uma verdadeira transform(ação) como profissionais da linguagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53999 |
ISSN: | 2318-0099 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_art_mloalvarez.pdf | 219,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.