Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53984
Tipo: Dissertação
Título: Produção e utilização de material tátil no ensino de eletromagnetismo para alunos com e sem deficiência visual
Autor(es): Andrade, Rogério dos Santos
Orientador: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palavras-chave: Ensino de Física;Inclusão;Deficiência Visual;Eletromagnetismo
Data do documento: 2019
Citação: ANDRADE, R. S. Produção e utilização de material tátil no ensino de eletromagnetismo para alunos com e sem deficiência visual. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A inclusão tem sido um dos grandes desafios das instituições de ensino na atualidade, pois apenas a presença crescente de pessoas com deficiência nas escolas não garante educação de qualidade. É necessário que as metodologias de ensino voltadas à inclusão de alunos com deficiência sejam diferenciados para alcançar os objetivos almejados. O presente trabalho visa contribuir com a produção de uma ferramenta tátil inclusiva que auxilie tanto os alunos com e sem deficiência visual nas aulas de Física, para tanto foi abordado alguns conceitos de eletromagnetismo que é bastante relevante em aplicações práticas da realidade dos alunos. O produto educacional proposto foi aplicado em uma escola do ensino médio da cidade de Fortaleza, em uma turma que conta com alunos com deficiências visuais e o conjunto tátil produzido tem como finalidade auxiliar alunos no entendimento dos conceitos físicos envolvidos no eletromagnetismo. O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa, que apresenta a descrição e o desenvolvimento das atividades propostas sobre o tema de Física, o eletromagnetismo. Espera-se que o material produzido sirva de suporte para professores de Física de escolas regulares que se deparem com alunos com deficiências visuais.
Abstract: Inclusion has been one of the big problems of educational institutions nowadays, because only the growth of the presence handicapped people in schools does not ensure quality of education. It is necessary that the teaching methodology applied to handicapped students inclusion is differentiated in order to achieve the desired objectives. This work aims to contribute with the production of an inclusive tactile tool that assists both students with and without visual deficiency in physics classes. For that, some electromagnetism concepts, which are fairly relevant in practice applications of students reality were addressed. The proposed educational method was applied in a middle school from the city of Fortaleza, in a group where there are students with visual deficit and the produced tactile set aims to help students understand physics concepts regarding electromagnetism. This paper deals with a qualitative research that presents description and development of the proposed activities about the approached topic of physics. It is expected that the produced material serves as a support for physics teachers of regular schools when they encounter visual impaired students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53984
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_rsandrade.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.