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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53959
Tipo: | Tese |
Título : | Rumo ao sindicato oficial. Natureza de classe e trajetória organizativa do sindicalismo docente no Ceará |
Autor : | Bezerra, Herlon Alves |
Tutor: | Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos |
Palabras clave : | Sindicalismo;Classes sociais;Liberdade de associação - Brasil;Sindicatos - Professores universitários |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | BEZERRA, Herlon Alves. Rumo ao sindicato oficial. Natureza de classe e trajetória organizativa do sindicalismo docente no Ceará. 2019. 124f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | O sindicalismo docente praticado nas universidades federais no Estado do Ceará (CE)/Brasil encontrou suas origens a partir da segunda metade da década de 1970. Tratava-se, então, de um movimento associativo local engajado num projeto nacionalizado de invenção do sindicalismo docente na Educação Superior pública do país, até ali inexistente. Esse foi o contexto em que se deu, em 1980, a criação da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (Adufc), uma das organizações membro-fundadoras da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), criada em 1981. Cerca de quatro décadas após, no período em que esta tese foi desenvolvida (2014-2019), encontramos esse universo sindical internamente configurado por inconciliáveis disputas e concorrências político-ideológicas, objetivadas em uma diversificação organizacional lastreada em profunda cisão político-associativa. De um lado, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato), vinculado à Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação)/Central Única dos Trabalhadores (CUT). De outro, o Coletivo Graúna e o Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Integração Latino-americana – Seção Sindical (Sindunilab), vinculados ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (AndesSN)/Central Sindical e Popular – Coordenação Nacional de Lutas (CSP Conlutas)/Intersindicais. Compreender-se-ia suficientemente tal trajetória organizativa sindical interpretando-a como um fenômeno contingente? Segundo o proposto nesta tese, não. O motor e direção de tal trajetória organizativa encontra-se, antes de mais nada, na confluência dos efeitos tanto da ambiguidade ideológico-política típica à natureza (intermediária) de classe de sua base social – premida entre o corporativismo e a luta conjuntural (SAES, 1984; RIDENTI, 1995) – como da ação da Estrutura Sindical de Estado – promotora, por meio do sindicato oficial, da desorganização política das classes trabalhadoras (POULANTZAS, 1977 [1968]; BOITO Jr., 1991). O fato de as correntes internas desse sindicalismo terem tomado rumos instituintes que, independente dos conteúdos discursivos das mútuas acusações, o conduziram à oficialização e fragmentação faz-se uma evidência-síntese desta interpretação, com força demonstrativa amplificada na expansão experimentada, pelo menos na Região Nordeste do país (NE), pela forma organizacional “sindicato oficial estadual”. Os três primeiros capítulos da tese, de intenção demonstrativa e natureza empírico-descritiva, põem o leitor diante de fatos e situações históricas que lhe possibilitem o reconhecimento dos modos como, ao longo dos três períodos de transição entre suas formas organizacionais (1. De movimento instituinte a Adufc, 2. De Adufc a Adufc-SS e 3. De Adufc-SS a Adufc-Sindicato/Sindunilab/Coletivo Graúna)) este sindicalismo, na medida que aprofundou sua oficialização, simultaneamente fragmentouse, debilitando-se conjunturalmente como instrumento político das classes trabalhadoras. O quarto e último capítulo, conclusivo, demonstra como a micropolitização das relações entre lideranças e organizações advindas de diferentes tradições das esquerdas nacionais, denegada em “ciência engajada”, vem nele impondo sistemicamente tal debilitação a despeito das vontades políticas historicamente declaradas por suas diferentes lideranças e organizações. |
Abstract: | El sindicalismo docente practicado en las universidades federales en el Estado do Ceará (CE)/Brasil encontró sus orígenes a partir de la segunda mitad de la década de 1970. Era, entonces, un movimiento asociativo local involucrado en un proyecto nacionalizado de invención del sindicalismo docente en la Educación Superior Pública del país, inexistente hasta entonces. Este fue el contexto en el que se creó, en 1980, la Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (Adufc), una de las organizaciones miembro-fundantes de la Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), creada en 1981. Cuatro décadas más tarde, durante el período en que se desarrolló esta tesis (2014-2019), encontramos este universo sindical conformado internamente por disputas irreconciliables y competiciones político-ideológicas que toman forma en diversidad organizacional lastreada por una profunda división político-asociativa. Por un lado, el Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato), vinculado a la Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação)/Central Única dos Trabalhadores (CUT). Por otro lado, el Coletivo Graúna y el Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Integração Latinoamericana – Seção Sindical (Sindunilab), vinculados al Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN)/Central Sindical e Popular - Coordenação Nacional de Lutas (CSP Conlutas). ¿Se entendería suficientemente esta trayectoria organizativa sindical al interpretarla como un fenómeno contingente? En esta tesis se propone que no. El motor y la dirección de tal trayectoria organizacional radica, en primer lugar, en la confluencia de los efectos sea de la ambigüedad ideológica-política típica de la naturaleza de clase (intermedia) de su base social – presionada entre el corporativismo y la lucha coyuntural (SAES, 1984; RIDENTI, 1995) – sea de la acción de la Estructura Sindical de Estado – promotora, a través del sindicato oficial, de la desorganización política de las clases trabajadoras (POULANTZAS, 1977 [1968]; BOITO Jr., 1991). Que las corrientes internas de este sindicalismo hayan tomado direcciones instituyentes que, independientemente de los contenidos discursivos de las acusaciones mutuas, han llevado a su oficialización y fragmentación es una evidencia-síntesis de esta interpretación; evidencia que amplifica su fuerza demostrativa en la expansión que hoy tiene, al menos en la Região Nordeste del país (NE), la forma organizativa “sindicato oficial provincial”. Los primeros tres capítulos de la tesis, de intención demostrativa y naturaleza empírico-descriptiva, ponen el lector delante de hechos y situaciones históricas que le permitan reconocer las formas en que, durante los tres períodos de transición entre sus formas organizacionales (1. De movimiento instituyente a Adufc, 2. De Adufc a Adufc-SS e 3. De Adufc-SS a Adufc-Sindicato/Sindunilab/Coletivo Graúna) este sindicalismo, profundizando su oficialización, se fragmentó y debilitó simultáneamente. El cuarto y último capítulo demuestra cómo la micropolitización de las relaciones entre líderes y organizaciones derivadas de diferentes tradiciones de la izquierda nacional, denegada en “ciencia comprometida”, ha impuesto tal debilidad a pesar de las voluntades políticas históricamente declaradas por sus diferentes líderes y organizaciones. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53959 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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