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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53925
Tipo: | Tese |
Título: | Formação docente em ensino de matemática anos iniciais do ensino fundamental: caminhos trilhados a partir da metodologia Sequência Fedathi e da Teoria da Objetivação |
Autor(es): | Matos, Fernanda Cíntia Costa |
Orientador: | Santos, Maria José Costa dos |
Palavras-chave: | Professores de ensino fundamental - Formação;Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino;Fedathi, Sequência |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | Matos, F. C. C.; Santos, M. J. C. (2020) |
Resumo: | A presente tese teve como base a Formação Docente do professor pedagogo no Ensino de Matemática e foi estruturada a partir dos conteúdos matemáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com aporte epistemológico nos objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apresentou-se como objetivo geral analisar uma proposta de formação em Matemática para os pedagogos, fundamentada na Metodologia Sequência Fedathi (SF) e na Teoria da Objetivação (TO). Esta pesquisa caracteriza-se como sendo de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-formativa. Metodologicamente, consistiu na criação e no desenvolvimento de uma proposta de formação, no formato de curso de extensão em conteúdo de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pautados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Participaram desta pesquisa estudantes do curso de Pedagogia, que já haviam cursado a disciplina de Ensino de Matemática, e professores pedagogos. A formação consistiu, especificamente, em aliar atividades práticas e teóricas de Matemática de acordo com as unidades temáticas propostas na BNCC e desenvolver as habilidades fundamentadas pela Sequência Fedathi (SF) e pela Teoria da Objetivação (TO), visando mudanças na práxis docente. As análises realizadas envolveram as categorias obtidas a partir dos pressupostos metodológicos e teóricos da SF aliadas à TO e, por intermédio da análise do discurso de Foucault (2012), contribuindo para a reflexão do discurso como objeto de 'desejo e poder'. Os resultados apontaram que a prática dos objetos de conhecimento matemático da BNCC, fundamentada pela SF e pela TO, colaborou para que os cursistas refletissem sobre os conceitos matemáticos que antes não tinham sido questionados em suas práticas como aluno ou como professor, e que após conhecerem e pensarem sobre esses conceitos passaram a pensar em uma Matemática presente no cotidiano e que fosse útil para a vida. Considera-se que uma formação desse modo é necessária dentro do cenário de pouco tempo de estudo em conteúdos matemáticos, como é o caso das propostas curriculares, até então postas nos cursos de graduação em Pedagogia. Também entende-se que a metodologia SF e a TO contribuíram no desenvolvimento de conteúdos que envolvem teoria e prática, formados dentro do contexto da “Práxis” crítico-reflexiva. |
Abstract: | This thesis is based on the teacher education of the pedagogical teacher in the teaching of mathematics and is structured based on the mathematical content of the early years of elementary school, with an epistemological contribution to the knowledge objects of the National Common Curricular Base (BNCC). For that, we present as a general objective, to analyze a proposal of Mathematical formation for Pedagogues, based on the Fedathi Sequence Methodology (SF) and on The Objectification Theory (TO). This research is of a qualitative nature, of the formative-research type. Methodologically it consisted of the creation and development of a training proposal, in the format of an extension course in mathematics content of the initial years of elementary school, based on the National Common Curricular Base (BNCC). Participated in this research, students of pedagogy who had already taken the subject of teaching mathematics and teacher teachers. The training consisted of combining practical and theoretical mathematics activities according to the thematic units proposed in the BNCC, and to develop the skills based on the Fedathi Sequence (SF) and the Theory of Objectification (TO), aiming, however, at changes in teaching praxis. The analyzes carried out involve the categories mediated by SF and TO and through the analysis of Foucault's (2012) discourse, in which to view the discourse by desire and power. The results showed that the practice of the contents, based on SF and TO, led the students to reflect on mathematical concepts, which had never been questioned before, whether in their practices as a student or teacher, and that knowing and thinking about these concepts, makes easier to think of present and useful math. We believe that training in this way is necessary in the context of a short study period in mathematical content, as is the case with curriculum proposals, which were hitherto placed in undergraduate courses in Pedagogy. We also understand that the SF and TO methodology contributed to involve content that involves, theory and practice, trainees within the context of the critical reflexive “Praxis”. |
Descrição: | MATOS, Fernanda Cíntia Costa. Formação docente em ensino de matemática anos iniciais do ensino fundamental: caminhos trilhados a partir da metodologia Sequência Fedathi e da Teoria da Objetivação. 2020. 124f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53925 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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