Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53882
Type: | Dissertação |
Title: | Matemática básica em quadrinhos: algumas aplicações das HQs em sala de aula |
Title in English: | Basic mathematics in comics: some applications of comic books in the classroom |
Authors: | Silva, José Gleison Lima da |
Advisor: | Melo, Marcelo Ferreira de |
Keywords: | Histórias em quadrinhos;Ensino de Matemática;Topologia;Progressão aritmética;Estatística;Comics;Mathematics teaching;Topology;Progressions, Arithmetic;Statistics |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SILVA, José Gleison Lima da. Matemática básica em quadrinhos: algumas aplicações das HQs em sala de aula. 2020. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho versa sobre o uso das histórias em quadrinhos no ensino da matemática.Tendo como foco a aplicação de atividades de produção de quadrinhos, como os fanzines e as tirinhas, em turmas do ensino médio. Detalhamos, inicialmente, as etapas de produção de quadrinhos curtos (tirinhas) confeccionados por alunos do ensino médio numa abordagem sucinta das progressões aritméticas e da estatística, a partir da qual podemos avaliar o nível de compreensão e de dificuldades expresso pelos estudantes concernente a esses tópicos. Em seguida, apresentamos uma adaptação própria de um problema topológico para os quadrinhos revisando definições elementares de topologia, objetivando demonstrar a versatilidade dessa mídia na veiculação de qualquer tipo de conteúdo e temática. Finalizamos com uma sugestão de publicação de revista em quadrinhos abordando temas matemáticos básicos, históricos e/ou curiosos, com propostas de uso da mesma em sala aula. Agregando, assim, uma ferramenta adicional ao ensino e à divulgação da matemática. |
Abstract in French: | Le présent mémoire concerne sur l’utilization de les bandes dessinées dans l’enseignement desmathématiques. Se concentrer sur l’application de leurs activités de production dans les classesdu secondaire. Nous détaillons dans un premier temps les étapes de production de courtes bandesdessinées réalisées par des lycéens dans une approche succincte des progressions arithmétiques etstatistiques, à partir desquelles nous pouvons évaluer le niveau de compréhension et les difficultésexprimées par les étudiants sur ces sujets. Ensuite, nous avons présenté une adaptation d’unproblème topologique pour la bande dessinée, en passant en revue les définitions élémentairesde la topologie, dans le but de démontrer la polyvalence de ce média dans la transmission detout type de contenu et thématique. Nous avons terminé avec une suggestion de publier unebande dessinée couvrant des thèmes mathématiques de base, historiques et curieux, avec despropositions pour l’utiliser en classe. Ainsi, l’ajout d’un outil supplémentaire à l’enseignementet à la diffusion des mathématiques. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53882 |
Appears in Collections: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_jglsilva.pdf | 93,96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.