Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMelo, Marcelo Ferreira de-
dc.contributor.authorSilva, José Gleison Lima da-
dc.date.accessioned2020-09-09T10:28:07Z-
dc.date.available2020-09-09T10:28:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, José Gleison Lima da. Matemática básica em quadrinhos: algumas aplicações das HQs em sala de aula. 2020. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53882-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectTopologiapt_BR
dc.subjectProgressão aritméticapt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectTopologypt_BR
dc.subjectProgressions, Arithmeticpt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.titleMatemática básica em quadrinhos: algumas aplicações das HQs em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho versa sobre o uso das histórias em quadrinhos no ensino da matemática.Tendo como foco a aplicação de atividades de produção de quadrinhos, como os fanzines e as tirinhas, em turmas do ensino médio. Detalhamos, inicialmente, as etapas de produção de quadrinhos curtos (tirinhas) confeccionados por alunos do ensino médio numa abordagem sucinta das progressões aritméticas e da estatística, a partir da qual podemos avaliar o nível de compreensão e de dificuldades expresso pelos estudantes concernente a esses tópicos. Em seguida, apresentamos uma adaptação própria de um problema topológico para os quadrinhos revisando definições elementares de topologia, objetivando demonstrar a versatilidade dessa mídia na veiculação de qualquer tipo de conteúdo e temática. Finalizamos com uma sugestão de publicação de revista em quadrinhos abordando temas matemáticos básicos, históricos e/ou curiosos, com propostas de uso da mesma em sala aula. Agregando, assim, uma ferramenta adicional ao ensino e à divulgação da matemática.pt_BR
dc.title.enBasic mathematics in comics: some applications of comic books in the classroompt_BR
dc.description.abstract-frLe présent mémoire concerne sur l’utilization de les bandes dessinées dans l’enseignement desmathématiques. Se concentrer sur l’application de leurs activités de production dans les classesdu secondaire. Nous détaillons dans un premier temps les étapes de production de courtes bandesdessinées réalisées par des lycéens dans une approche succincte des progressions arithmétiques etstatistiques, à partir desquelles nous pouvons évaluer le niveau de compréhension et les difficultésexprimées par les étudiants sur ces sujets. Ensuite, nous avons présenté une adaptation d’unproblème topologique pour la bande dessinée, en passant en revue les définitions élémentairesde la topologie, dans le but de démontrer la polyvalence de ce média dans la transmission detout type de contenu et thématique. Nous avons terminé avec une suggestion de publier unebande dessinée couvrant des thèmes mathématiques de base, historiques et curieux, avec despropositions pour l’utiliser en classe. Ainsi, l’ajout d’un outil supplémentaire à l’enseignementet à la diffusion des mathématiques.-
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_dis_jglsilva.pdf93,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.