Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826
Tipo: TCC
Título: Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado
Autor(es): Gomes, Reubher César Rodrigues
Orientador: Gomes, Robéria Vieira Barreto
Coorientador: Lima, Beatriz Furtado Alencar
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência - Educação - Fortaleza (CE);Educação especial - Fortaleza (CE);Prática de ensino - Fortaleza (CE);Educação inclusiva - Fortaleza (CE);Letramento - Fortaleza (CE);Professores de educação especial - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2019
Citação: GOMES, Reubher César Rodrigues. Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado. 2019. 74f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Neste trabalho, objetivamos compreender a representação sobre deficiência de uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir das práticas de letramento situadas nesse contexto e espaço. Para tanto, fundamentamo-nos teoricamente no Modelo Social de Deficiência (DINIZ, 2012) que entende a deficiência como conceito político, na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO e RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017), e na Teoria Social do Letramento (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). A geração de dados ocorreu mediante observação participante na Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do município de Fortaleza, e entrevista semiestruturada realizada com a professora do AEE. A partir de nossas análises, compreendemos que a professora representa discursivamente a deficiência como uma condição complexa, mas dentro de uma compreensão ampliada do conceito de normalidade. Diante disso, as atividades de letramentos situadas na sala de AEE estão permeadas pelas múltiplas constituições identitárias dos/as estudantes com deficiência, contribuindo para que estes desempenhem uma agenciação contra-hegemônica.
Abstract: In this work, we aim to understand the deficiency representation of a teacher of Specialized Educational Assistance (SEA), from the literacy practices located in this context and space. For thatso, we are theoretically based on the Social Model Disability (DINIZ, 2012) that understands disability as a political concept, in Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO; RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS, 2017), and in Social Theory of Literacy (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). Data generation occurred through a participant observation in the Multifunctional Resources Room of a public school in the city of Fortaleza, and a semi structured interview made with the SEA teacher. Fromouranalyzes, we understand that the teacher discursively represents disability as a complex condition, but with inan extended understanding of the concept of normality. Faced With This, the literacy activities located in the SEA room are permeated by the multiple identity constitutions of students with disabilities, contributing to their counter-hegemonic agency.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_rcrgomes.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.