Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826
Type: TCC
Title: Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado
Authors: Gomes, Reubher César Rodrigues
Advisor: Gomes, Robéria Vieira Barreto
Co-advisor: Lima, Beatriz Furtado Alencar
Keywords: Pessoas com Deficiência - Educação - Fortaleza (CE);Educação especial - Fortaleza (CE);Prática de ensino - Fortaleza (CE);Educação inclusiva - Fortaleza (CE);Letramento - Fortaleza (CE);Professores de educação especial - Fortaleza (CE)
Issue Date: 2019
Citation: GOMES, Reubher César Rodrigues. Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado. 2019. 74f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste trabalho, objetivamos compreender a representação sobre deficiência de uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir das práticas de letramento situadas nesse contexto e espaço. Para tanto, fundamentamo-nos teoricamente no Modelo Social de Deficiência (DINIZ, 2012) que entende a deficiência como conceito político, na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO e RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017), e na Teoria Social do Letramento (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). A geração de dados ocorreu mediante observação participante na Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do município de Fortaleza, e entrevista semiestruturada realizada com a professora do AEE. A partir de nossas análises, compreendemos que a professora representa discursivamente a deficiência como uma condição complexa, mas dentro de uma compreensão ampliada do conceito de normalidade. Diante disso, as atividades de letramentos situadas na sala de AEE estão permeadas pelas múltiplas constituições identitárias dos/as estudantes com deficiência, contribuindo para que estes desempenhem uma agenciação contra-hegemônica.
Abstract: In this work, we aim to understand the deficiency representation of a teacher of Specialized Educational Assistance (SEA), from the literacy practices located in this context and space. For thatso, we are theoretically based on the Social Model Disability (DINIZ, 2012) that understands disability as a political concept, in Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO; RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS, 2017), and in Social Theory of Literacy (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). Data generation occurred through a participant observation in the Multifunctional Resources Room of a public school in the city of Fortaleza, and a semi structured interview made with the SEA teacher. Fromouranalyzes, we understand that the teacher discursively represents disability as a complex condition, but with inan extended understanding of the concept of normality. Faced With This, the literacy activities located in the SEA room are permeated by the multiple identity constitutions of students with disabilities, contributing to their counter-hegemonic agency.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_rcrgomes.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.