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Tipo: Tese
Título: A relação entre a formação inicial e as trajetórias de incorporações de habitus de escrita de estudantes de pedagogia
Autor(es): Sousa, José Edilmar de
Orientador: Dieb, Messias Holanda
Palavras-chave: Educação Superior - Estudo e ensino;Professores - Formação
Data do documento: 2020
Citação: SOUSA, José Edilmar de. A relação entre a formação inicial e as trajetórias de incorporações de habitus de escrita de estudantes de pedagogia. 2020. 341f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: A pesquisa descrita nesta tese tem como objetivo geral investigar a relação entre a formação no Campo da Pedagogia e as trajetórias em que se constituíram habitus de escrita e de docência dos estudantes que adentram esse campo. Apoiou-se teoricamente no encontro entre as teorias que tratam da formação docente (TARDIF, 2002), do ensino dos letramentos (STREET, 2010; SOARES, 2003; BAZERMAN, 2007) e da ação social (BOURDIEU, 2005), com especial atenção para os conceitos de campo e habitus. Seguindo uma abordagem qualitativa, a construção dos dados contou com a colaboração de estudantes concludentes, matriculados na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os estudantes, em um total de 33 colaboradores, contribuíram fornecendo a escrita de 26 memoriais de formação e de 11 entrevistas individuais, além da participação em três sessões de uma roda de conversa que teve como foco suas experiências de e com a escrita. Os procedimentos para a análise do corpus se orientaram pela perspectiva da Análise Textual Discursiva, conforme propostos por Moraes e Galiazzi (2007). Como resultados, foi possível observar que os estudantes trazem consigo disposições incorporadas no seio de suas experiências de/ou com a escrita entre o contexto da família e o da escola. Ao chegarem à universidade, as interações da formação inicial com as disposições do habitus de escrita dos estudantes se polarizam entre um movimento de acolhida e/ou de indiferença às suas histórias de escrita, bem como entre suas dificuldades e/ou facilidades nesse percurso formativo. Essas interações se deram em nível micro institucional, no âmbito das relações entre professores e estudantes, e em nível macro institucional, situando-se em projetos e programas da universidade com o objetivo de acolher as demandas formativas dos estudantes. A partir dessas interações, os estudantes reconfiguram seus habitus (de escrita e de docência) que se manifestam pela busca de (re)posicionamentos no campo da Pedagogia, sinalizando para o que estão aprendendo nesse percurso: ensinar exige saber escutar, uma vez que se trata de uma especificidade humana e, em sendo a formação humana um processo permanente e sempre inconcluso e inacabado, é preciso um movimento contínuo de busca por entender as múltiplas facetas que a envolve.
Abstract: The described research in this thesis has, as general aim, the investigation of the relation between the Pedagogy Field formation and the trajetory where writing and teaching habitus were constituted in students who got into that field. Theoretically supported in the encounter between the theories that address teaching training (TARDIF, 2002), literacies teaching (STREET, 2010; SOARES, 2003; BAZERMAN, 2007), and social action (BORDIEU, 2005), with a special attention to the concepts of field and habitus. Following a qualitative approach, a data construction had the collaboration of concluding students, enrolled in the discipline Course Concluding Work (CCW), in Pedagogy Course of Federal University of Maranhão (UFMA). The students, a total of 33 collaborators, contributed by providing the writing of 26 formation memorials and of 11 individual interviews, in addition to participating in three sessions of a conversation circle that focused on their experiences of and with writing. The procedures for an analysis of the corpus was guided by the perspective of the Discursive Textual Analysis, as proposed by Moraes and Galiazzi (2006). As results, it was possible to observe that the students bring with them provisions incorporated within their experiences of / or with writing between the context of the family and that of the school. Upon arriving at the university, the interactions of initial training with the dispositions of students' writing habitus are polarized between a movement of acceptance and / or indifference to their writing stories, as well as between their difficulties and / or facilities in this formative path. These interactions took place at the micro-institutional level, within the scope of relations between professors and students, and at the macro-institutional level, taking place in university projects and programs with the objective of accommodating the students' training demands. From these interactions, students reconfigure their habitus (of writing and teaching) that are manifested by the search for (re)placements in the field of Pedagogy, signaling what they are learning in this path: teaching requires knowing how to listen, since it deals with a human specificity and, since human formation is a permanent and always inconclusive and unfinished process, a continuous movement of search is necessary to understand the multiple facets that involves it.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53810
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