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Tipo: TCC
Título : "Bora bater perna?": Um jogo interdisciplinar de geometria
Autor : Silva, Brenda Batista da
Tutor: Castro, Juscileide Braga de
Palabras clave : Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação - Fortaleza(CE);Ensino fundamental;Jogos educativos;Escolas municipais - Fortaleza (CE);Jogos no ensino de matemática;Geometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Fortaleza (CE)
Fecha de publicación : 2019
Citación : SILVA, B. B. "Bora bater perna?": Um jogo interdisciplinar de geometria. 2019. 51 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: O conhecimento Matemático pode ser considerado como primordial para o desenvolvimento integral do estudante nos diferentes níveis educacionais, pelo fato de abranger conhecimentos que perpassam pelas mais diversas áreas do conhecimento, fazendo-se presente na vida cotidiana da sociedade contemporânea. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral, analisar o jogo “Bora bater perna?”, tendo como panorama a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Trata-se de uma reflexão acerca tanto do processo de elaboração e construção do jogo “Bora bater perna?”, identificando suas contribuições para a formação inicial do pedagogo, quanto da sua aplicabilidade em uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental pertencente à rede pública municipal de Fortaleza. O jogo em questão foi elaborado na disciplina de Ensino de Matemática, componente curricular obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, utilizando como abordagem metodológica o Design Thinking. Ciente das dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, o jogo educacional “Bora bater perna?” tem como principal objetivo promover o ensino de Geometria de forma contextualizada e interdisciplinar, através da relação com outras áreas do conhecimento, como: História, Geografia e Língua Portuguesa. O processo de elaboração do recurso educacional, promoveu conhecimentos primordiais para a formação inicial das discentes participantes, como: a reflexão sobre a utilização de metodologias ativas e a elaboração de atividades interdisciplinares. O momento da validação fomentou discussões acerca das contribuições e das limitações do jogo “Bora bater perna?”. Diante do que foi visto, conclui-se que a Matemática deva ser ensinada utilizando-se de metodologias onde o aluno seja o centro do processo, não apenas um depósito de informações.
Abstract: Mathematical knowledge can be considered as primordial for the integral development of the student at different educational levels, because it encompasses knowledge that permeates the most diverse areas of knowledge, being present in the daily life of contemporary society. Thus, the present research aims to analyze the game “Let's hit leg?”, Taking into account the Common National Curriculum Base (BNCC) and the National Curriculum Parameters (PCN). It is a reflection about both the process of elaboration and construction of the game “Let's hit leg?”, identifying its contributions to the initial formation of the pedagogue, as well as its applicability in a class of the 3rd year of Elementary School belonging to the public network city of Fortaleza. The game in question was elaborated in the Mathematics Teaching discipline, compulsory curricular component of the Pedagogy course at the Federal University of Ceará, using Design Thinking as a methodological approach. Aware of the difficulties in the teaching-learning process of Mathematics, the educational game “Let's hit leg?” Aims to promote the teaching of geometry in a contextualized and interdisciplinary way, through the relationship with other areas of knowledge, such as: History, Geography and Portuguese Language. The process of elaboration of the educational resource, promoted primordial knowledge for the initial formation of the participating pedagogues, as: the reflection on the use of active methodologies and the elaboration of interdisciplinary activities. The moment of validation has sparked discussions about the contributions and limitations of the game “Let's hit leg?”. Given what has been seen, it is concluded that mathematics should be taught using methodologies where the student is the center of the process, not just a repository of information.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53765
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

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