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Type: Tese
Title: Do literário como procedimento: buscas de escrita em dois livros de Roland Barthes
Authors: Oliveira, Priscila Pesce Lopes de
Advisor: Bylaardt, Cid Ottoni
Keywords: Barthes, Roland, 1915-1980. - Fragmentos de um discurso amoroso - Crítica e interpretação;Barthes, Roland, 1915-1980. - A câmara clara : nota sobre a fotografia - Crítica e interpretação
Issue Date: 2020
Citation: Oliveira, P. P. L.; Bylaardt, C. O. (2020)
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa propõe-se a ler Roland Barthes como um escritor, isto é, alguém que não se utiliza da linguagem, mas nela se aventura. A partir disso, empreende uma leitura aos moldes estéticos dos livros Fragmentos de um discurso amoroso, de 1977, e A câmara clara: nota sobre a fotografia, de 1980. Considera, a partir de Gérard Genette (Fiction et diction) e Silvina Rodrigues Lopes (A legitimação em literatura), o estilo como o nome da indissociabilidade entre forma e conteúdo. Opera com (avança) a hipótese de que esse estilo se manifeste, além da sintaxe e do léxico, também no trabalho com os diferentes gêneros textuais e os parâmetros, pressupostos e convenções de leitura vinculados a seus aspectos formais. Este trabalho responde à importância, na atividade intelectual barthesiana, da seguinte pergunta: como fazer com que a pesquisa, o ensino e a escrita não sejam apenas de literatura, ou sobre literatura, mas também tenham algo de literário? Em vista disso, a tese lê os livros-corpus em cotejo com seus arredores escriturais (artigos contemporâneos, diários e anotações de cursos publicados postumamente), atentando a recorrências de proposta, temática e composição; levanta igualmente os valores atribuídos por Barthes às suas escolhas composicionais e, por fim, os espaços e modos como tais valores são (ou não) apresentados aos leitores. Assim, conforme os livros colocam em questão, além dos objetos que os permeiam (o discurso amoroso, a fotografia), também o seu próprio fazer e as condições que o possibilitam, a escrita e sua prática são ali recolocadas em outros termos, no interminável de uma ferida. Além de nomes representativos da fortuna crítica barthesiana (Perrone-Moisés, Pino, Coste, Marty, Roger, Compagnon), a leitura recorre também a Derrida e Blanchot para procurar no corpus aquilo que, ao modo da literatura, “resiste e sobrevive aos discursos tipificados que [os] cercam: as filosofias, as ciências, as psicologias” (BARTHES, Aula, p. 25). À guisa de achados, aventa-se que essas resistências ou desvios que tomavam forma na escrita e nas afirmações e oscilações dos livros participassem, também, de questionamentos epistemológicos que atravessavam a atividade docente de Barthes, donde são apontadas ligações entre o corpus e a Aula inaugural de Barthes no Collège de France. Sem pretensão de verificar se os valores associados por Barthes a suas opções composicionais podem de fato ser considerados realizados em seus escritos, trata-se apenas de sinalizar a energia da preocupação ética na sua escrita.
Abstract: In this study Roland Barthes is regarded as a writer, that is, someone who does not employ language, but instead ventures in it. From this standpoint I engage on an aesthetic-like reading of A lover’s discourse: fragments, published in 1977, and Camera lucida: note on photography, published in 1980. After Genette (Fiction et diction) and Lopes (A legitimação em literatura), I understand style as that which renders content and form indissociable. I work with (and advance) the hypothesis style that may manifest itself not only in syntactical and lexical arrangements, but also in a writer’s work with the many textual genres at their disposal and the parameters, assumptions and reading conventions associated with formal aspects of each genre. Thus, this study addresses the importance of the following question in Barthes’ intellectual activities: how can one make research, teaching and writing not just about literature, but also literary? From this standpoint, I study the corpus within the network of Barthes’ oeuvre (contemporary papers, posthumously published diaries and course notes), concentrating on recurrent propositions, themes and compositional aspects. I also endeavour to map the values attributed by Barthes to his writing choices, as well as how, where and whether those values are presented to his readers. Therefore, as the corpus calls into question not only its objects (the lover’s discourse, photography) but also the making of the books themselves and its conditions of possibility, the very practice of writing comes to be conceived in different terms – as a never-ending wound. Aside from renowned Barthes scholars (Perrone-Moisés, Pino, Coste, Marty, Roger, Compagnon), I appeal also to Derrida and Blanchot to seek in A lover’s discourse and Camera lucida that which, like literature, “resists and survives the typified discourses that surround [them]: philosophies, sciences, psychologies” (Barthes, Lecture). Among the main research findings are connections between the corpus and Barthes’ Lecture (in Inauguration of his Chair at Collège de France), as I attempt to show that the resistances and detours so significant in the writing of both A lover’s discourse and Camera lucida, in their affirmations and oscillations, are closely linked to epistemological uncertainties that also permeate Barthes’ teaching activities. Without the slightest intention of verifying whether the values attributed by Barthes to his compositional choices are indeed accomplished by his writings, I merely attempt to underscore the vigor of ethical concerns in his writing.
Description: OLIVEIRA, Priscila Pesce Lopes de. Do literário como procedimento: buscas de escrita em dois livros de Roland Barthes. 2020. 188f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2020.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53764
Appears in Collections:PPGLE - Teses defendidas na UFC

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