Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53755
Tipo: Artigo de Evento
Título: Identificação do relacionamento entre a melhoria contínua e a aprendizagem organizacional na indústria de linha branca dos níveis 1º e 2º da cadeia produtiva.in: encontro nacional de engenharia de produção
Autor(es): Rodrigues, Francisco Wescley Florencio
Alexandre, João Welliandre Carneiro
Freitas, Silvia Maria de
Nunes, Fernando Ribeiro de Melo
Turrioni, João Batista
Palavras-chave: Melhoria contínua;Aprendizagem organizacional;Indústria de linha branca
Data do documento: 2015
Citação: RODRIGUES, F. W. F.; ALEXANDRE, J. W. C.; FREITAS, S. M. de; NUNES, F. R. de M.; TURRIONI, J. B. Identificação do relacionamento entre a melhoria contínua e a aprendizagem organizacional na indústria de linha branca dos níveis 1º e 2º da cadeia produtiva.in: encontro nacional de engenharia de produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO. XXXV, 13 a 16 de outubro 2015, Fortaleza, CE, Brasil. Anais […] Fortaleza, CE, Brasil. 2015. Tema: Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção.
Resumo: Melhoria contínua é um processo em que toda empresa é focada na inovação incremental e contínua, que pode ser alcançada através da aprendizagem organizacional. A aprendizagem organizacional, por sua vez, é o processo pelo qual o conhecimento e os valores básicos de uma organização podem contribuir para solução de problemas e mudanças de atitudes, principalmente nos trabalhos desenvolvidos em equipes multidisciplinares. A identificação do relacionamento entre esses fatores, melhoria contínua e aprendizagem organizacional, dentro de uma mesma cadeia produtiva podem contribuir para a eliminação de barreiras que comprometam a qualidade dos processos e produtos dessa cadeia. Nessa linha, o presente artigo tem como objetivo identificar as relações entre maturidade da melhoria contínua e aprendizagem organizacional na indústria de linha branca, nos níveis 1° e 2° da cadeia produtiva. A metodologia adotada para a coleta de dados teve como base a realização de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada em três empresas do estado do Ceará, sendo que a primeira empresa, a principal da cadeia, e as outras duas são consequentemente consideradas de 1º e 2º nível da cadeia produtiva. Para a obtenção dos resultados, foram realizadas entrevistas, constando de dois questionários estruturados e fechados, sendo eles: Guia para verificação da melhoria contínua na organização e Diagnóstico do nível de excelência organizacional em melhoria contínua. Foi constatado nesta pesquisa, dentre outros resultados, que a maturidade em melhoria contínua está ligada positivamente à aprendizagem organizacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53755
ISSN: ENEGEP 2594-9713
ICIEOM 23178000
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_fwfrodriguesjwcalexandre.pdf330,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.