Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53613
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Braga, Adriana Eufrásio | - |
dc.contributor.author | Lima, Ana Paula de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-24T18:12:04Z | - |
dc.date.available | 2020-08-24T18:12:04Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ana Paula de Sousa. Avaliação do desempenho docente: o papel do gestor escolar no desenvolvimento profissional dos docentes em estágio probatório no município de Fortaleza - CE. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53613 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestores escolares | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de desempenho docente | pt_BR |
dc.subject | Estágio probatório | pt_BR |
dc.title | Avaliação do desempenho docente: o papel do gestor escolar no desenvolvimento profissional dos docentes em estágio probatório no município de Fortaleza – CE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa objetiva analisar como os gestores escolares têm contribuído efetivamente para o desenvolvimento profissional dos professores em estágio probatório nas escolas municipais de Fortaleza – CE, através do processo de avaliação do desempenho docente ocorrido no período de 2016 a 2018. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso em seis escolas municipais, sendo uma de cada Distrito de Educação, onde foram realizadas junto aos gestores entrevistas semiestruturadas do tipo reflexivo, com base em Szymanski (2000) e aplicado um questionário online aos professores pelo recurso Google formulário. Para a análise dos dados optou-se pelo método de análise de conteúdo com base em Bardin (1977). Esta pesquisa fundamenta-se nos estudos de Lück (2009), Luckesi (2006), Fernandes (2008) e Demo (1996), que tratam do papel do avaliador e do avaliado no processo de avaliação em diferentes contextos; Bonniol e Vial (2001) e Vianna (2014), que apresentam um estudo sobre os principais modelos de avaliação educacional; Sousa (2016), Veras (2016), Costa e Silva e Herdeiro (2015), Silva, Machado e Leite (2015) entre outros autores que tratam especificamente da avaliação de desempenho docente nas instituições educacionais. Quanto às diretrizes relacionadas ao estágio probatório, foram utilizadas as legislações vigentes no município de Fortaleza – CE, como o Regime Jurídico dos Servidores Municipais, a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Magistério local. Considerando o estágio probatório como condição para a efetivação do docente aprovado em concurso público, tornou-se relevante compreender de que modo este profissional está sendo avaliado e como esta avaliação pode contribuir efetivamente para o seu desenvolvimento. Pode-se concluir que o processo de avaliação do desempenho docente apresenta muitas fragilidades decorrentes da falta de preparo adequado dos gestores para avaliar e que, sem essa preparação, os gestores se limitam a cumprir uma função ainda vista como uma atividade burocrática que precisa ser ressignificada diante da sua própria razão de ser. De todo modo, a visibilidade desse processo avaliativo, a partir desse estudo, pode suscitar reflexões acerca da necessidade de implantar uma cultura avaliativa a nível municipal, não só de alunos, mas de professores e, sobretudo, a capacitação dos gestores para atuarem como avaliadores, porque são eles os responsáveis diretos pelos resultados alcançados na instituição escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | La presente investigación tiene como objetivo analizar cómo los gerentes escolares han contribuido efectivamente al desarrollo profesional de los maestros en pasantías de prueba en las escuelas municipales de Fortaleza - CE, a través del proceso de evaluación del desempeño del maestro que tuvo lugar de 2016 a 2018. Para este propósito, se llevó a cabo una investigación descriptiva cualitativa del tipo de estudio de caso en seis escuelas municipales, una de cada Distrito de Educación, donde se realizaron entrevistas reflexivas semiestructuradas con gerentes, basadas en Szymanski, y se aplicó un cuestionario en línea a los maestros utilizando el recurso de formulario de Google. Para el análisis de datos, se eligió el método de análisis de contenido basado en Bardin (1977). Esta investigación se basa en los estudios de Lück (2009), Luckesi (2006), Fernandes (2008) y Demo (1996), que abordan el papel del evaluador y el evaluado en el proceso de evaluación en diferentes contextos; Bonniol y Vial (2001) y Vianna (2014), quienes presentan un estudio sobre los principales modelos de evaluación educativa; Sousa (2016), Veras (2016), Costa e Silva y Herdeiro (2015), Silva, Machado y Leite (2015) entre otros autores que se ocupan específicamente de la evaluación del desempeño docente en instituciones educativas. En cuanto a las pautas relacionadas con la etapa de prueba, se utilizaron las leyes vigentes en la ciudad de Fortaleza - CE, como el Régimen Legal de los Servidores Municipales, la Constitución Federal de 1988 y el Estatuto del Magisterio local. Considerando la pasantía de prueba como una condición para la efectividad del maestro aprobado en un examen público, se hizo relevante entender cómo se evalúa a este profesional y cómo esta evaluación puede contribuir de manera efectiva a su desarrollo. Se puede concluir que el proceso de Evaluación del desempeño del maestro tiene muchas debilidades resultantes de la falta de preparación adecuada de los gerentes para evaluar y que, sin esta preparación, los gerentes se limitan a cumplir una función que todavía se considera una actividad burocrática que necesita ser reformulada antes de tu propia razón de ser. En cualquier caso, la visibilidad de este proceso de evaluación, basado en este estudio, puede dar lugar a reflexiones sobre la necesidad de implementar una cultura evaluativa a nivel municipal, no solo de estudiantes, pero de docentes y, sobre todo, la capacitación de gerentes para actuar como evaluadores, porque son directamente responsables de los resultados logrados en la institución escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_apslima.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.