Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53551
Tipo: | Dissertação |
Título : | Rabiomas: Aplicativo Androide destinado ao estudo dos biomas brasileiros |
Título en inglés: | Rabiomas: Android application for the study of Brazilian biomes |
Autor : | Marques, Raimunda Aline Djanira Freire |
Tutor: | Gallão, Maria Izabel |
Palabras clave : | Realidade aumentada;Aprendizagem;Biomas - Brasil;Biologia - Estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 21-oct-2019 |
Citación : | MARQUES, Raimunda Aline Djanira Freire. Rabiomas: Aplicativo Androide destinado ao estudo dos biomas brasileiros. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vêm sendo constantemente utilizadas como ferramentas auxiliadoras do processo de ensino e aprendizagem. Por dinamizarem as aulas e, consequentemente, chamarem a atenção e despertarem o interesse dos alunos, o seu uso tem se tornado comum em instituições de ensino.Nesta pesquisa abordamos um tipo especial de TIC, a Realidade Aumentada (RA),uma tecnologia que permite a sobreposição e o alinhamento de objetos reais e virtuais em um ambiente real e em tempo real. Assim, estimularemos o uso dos smartphones dos estudantes para fins pedagógicos, uma vez que seu manuseio é constante durante as aulas para entretenimento. Dessa maneira, a questão principal que norteia este estudo é: “Como um aplicativo com a tecnologia RA pode contribuir para a aprendizagem sobre os Biomas Brasileiros?”. Para responder tal questionamento, alunos do Ensino Médio (EM) desenvolveram, sob supervisão da presente pesquisadora, um aplicativo com RA, o RAbiomas. O aplicativo foi validado por meio de questionário semiestruturado com o objetivo de investigar a percepção de professores das disciplinas de Biologia e Geografia, além de alunos do 3º ano do EM a respeito da aplicação desenvolvida. Alguns erros, como bugs, foram apresentados pelos participantes e, posteriormente corrigidos pela equipe desenvolvedora. Após a validação do app, analisamos a utilização do aplicativo como ferramenta potencialmente significativa para a aprendizagem do conteúdo Biomas Brasileiros, em três turmas de 3º ano do EM, em uma escola profissionalizante localizada no município de Caucaia/CE. Para tal, dividimos as turmas em dois grupos, onde um deles assistiu aula teórica sobre os Biomas Brasileiros e, o outro apenas fez uso do app. Como forma de avaliação, aplicamos questionário pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto e, pós-teste para analisar se houve aprendizagem. Os resultados observados mostraram que o app RAbiomas é uma ferramenta potencialmente significativa, contribuindo para estimular o interesse e proporcionar a aprendizagem dos estudantes. |
Abstract: | Information and Communication Technologies (TICs) have been constantly used as auxiliary tools of the teaching and learning process. By making the classes more dynamic and, consequently, attracting attention and arousing the students' interest, their use has become common in educational institutions. In this research we cover a special type of TIC, Augmented Reality (AR), a technology that enables the overlap and alignment of real and virtual objects in a real-time and real environment. By this way, we will encourage the use of students’ smartphones for educational purposes, since their handling is constant during classes for entertainment. Thus, the main question that guides this study is: "How can an application with RA technology contribute to learning about Brazilian Biomes?". To answer this question, high school students (MS) developed, under the supervision of this researcher, an application with RA, the RAbiomas. The application was validated by a semi-structured questionnaire with the objective of investigating the perception of teachers in the disciplines of Biology and Geography, as well as students of the 3rd year of High School regarding the developed application. Some errors, such as bugs, were presented by the participants and later corrected by the development team. After the validation of the app, we analyzed the use of the app as a potentially significant tool for learning Brazilian Biomes content, in 3rd year classes of the MS, in a vocational school located in Caucaia / Ce. For this validation we used a semi-structured questionnaire with the objective of investigating the perception of teachers of the subjects of Biology and Geography, as well as students of the 3rd year of the MS regarding the developed application. After this stage some modifications were made for its later application as a pedagogical tool. We approached the content related to the World Biomes and the analyzed classes were divided into two groups, one attended a theoretical class about Brazilian Biomes and the other group just made use of the app. As a form of assessment, we applied the pre-test questionnaire to check students' previous knowledge about the subject and post-test to analyze if there was learning after using the application. The observed results showed that the RAbiomas app is a potentially significant tool, helping to stimulate interest and provide student learning. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53551 |
Aparece en las colecciones: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_pe_radfmarques (2).pdf | 486,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2019_dis_radfmarques (2).pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.