Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5350
Type: Dissertação
Title: Um ensaio sobre identificação racial e de gênero na Escolas Públicas Brasileiras
Authors: Salvador, Pedro Ivo Camacho Alves
Advisor: Jorge Neto, Paulo de Melo
Keywords: Aprendizagem;Raça;Gênero
Issue Date: 2010
Citation: SALVADOR, Pedro Ivo Camacho. Um ensaio sobre identificação racial e de gênero nas escolas públicas brasileiras. 2010. 47f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: A partir de dados da Prova Brasil de 2007, analisamos o ganho de nota quando o aluno possui a mesma raça e/ou gênero do professor, atribuindo este fenômeno o nome de identificação racial e/ou gênero. Utilizando um modelo linear multivariado, combinando como controle variáveis do perfil dos alunos, professores, escolas, e pais dos alunos, dada as limitações do modelo empregado, os resultados indicam que há uma melhora na nota pela identificação. Em um segundo momento, fizemos uma análise para cada estado brasileiro, entendo que cada um possui sua idiossincrasia na presente matéria, e encontramos uma relação entre qualidade de ensino e a proporção das minorias raciais como alunos contra o os coeficientes da identificação racial. Em virtude desses indícios, concluímos que a identificação de gênero apresentou significância, porém em magnitude baixa, enquanto que a identificação racial apresenta uma magnitude relativamente alta, e que vai em direção à reduzir o hiato entre as notas dos grupos étnicos.
Abstract: Using data from Brazil Test, 2007, we analyze the gain of note when the student has the same race and / or gender of the teacher, attributing this phenomenon the name of racial identification and / or gender. Using a multivariate linear model, combining as control variables in the profile of students, teachers, schools, and parents of students, given the limitations of the model used, the results indicate that there is an improvement in the identification statement. In a second step, we analyzed for each Brazilian state, I understand that everyone has their own circumstances in this matter, and found a relationship between quality education and the proportion of racial minorities as students against the coefficients of racial identification. Given such evidence, we conclude that gender identification showed significant, though low in magnitude, while the racial identification has a relatively high magnitude, and that goes toward reducing the gap between the scores of ethnic groups.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5350
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_dissert_picasalvador.pdf609,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.