Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Jorge Neto, Paulo de Melo | - |
dc.contributor.author | Salvador, Pedro Ivo Camacho Alves | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-11T19:31:20Z | - |
dc.date.available | 2013-07-11T19:31:20Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | SALVADOR, Pedro Ivo Camacho. Um ensaio sobre identificação racial e de gênero nas escolas públicas brasileiras. 2010. 47f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5350 | - |
dc.description.abstract | Using data from Brazil Test, 2007, we analyze the gain of note when the student has the same race and / or gender of the teacher, attributing this phenomenon the name of racial identification and / or gender. Using a multivariate linear model, combining as control variables in the profile of students, teachers, schools, and parents of students, given the limitations of the model used, the results indicate that there is an improvement in the identification statement. In a second step, we analyzed for each Brazilian state, I understand that everyone has their own circumstances in this matter, and found a relationship between quality education and the proportion of racial minorities as students against the coefficients of racial identification. Given such evidence, we conclude that gender identification showed significant, though low in magnitude, while the racial identification has a relatively high magnitude, and that goes toward reducing the gap between the scores of ethnic groups. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | Um ensaio sobre identificação racial e de gênero na Escolas Públicas Brasileiras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A partir de dados da Prova Brasil de 2007, analisamos o ganho de nota quando o aluno possui a mesma raça e/ou gênero do professor, atribuindo este fenômeno o nome de identificação racial e/ou gênero. Utilizando um modelo linear multivariado, combinando como controle variáveis do perfil dos alunos, professores, escolas, e pais dos alunos, dada as limitações do modelo empregado, os resultados indicam que há uma melhora na nota pela identificação. Em um segundo momento, fizemos uma análise para cada estado brasileiro, entendo que cada um possui sua idiossincrasia na presente matéria, e encontramos uma relação entre qualidade de ensino e a proporção das minorias raciais como alunos contra o os coeficientes da identificação racial. Em virtude desses indícios, concluímos que a identificação de gênero apresentou significância, porém em magnitude baixa, enquanto que a identificação racial apresenta uma magnitude relativamente alta, e que vai em direção à reduzir o hiato entre as notas dos grupos étnicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CAEN - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_dissert_picasalvador.pdf | 609,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.