Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53458
Type: Capítulo de Livro
Title: Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes
Authors: Silva, Telma Cristina Gomes da
Keywords: Distinção;Letramentos;Multiletramentos,
Issue Date: 2020
Publisher: Pipa
Citation: SILVA, Telma Cristina Gomes da. Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p.2845-2858
Abstract in Brazilian Portuguese: Sabidamente, os estudiosos dos letramentos debruçam-se com empenho sobre a distinção que há entre “letramentos” e “alfabetização”, porém, pouco ou quase nada falam sobre a diferença existente (pressupõe-se, de logo, que haja pela consideração de duas teorias, e não de uma) entre “letramentos” e “multiletramentos”, o que se faz necessário e importante tanto para aqueles que não conhecem as teses que encerram tais conceitos/objetos, como para os que tomam esses vocábulos como sinônimos, sem qualquer distinção. Nesse sentido, imersos no paradigma funcional, que considera a linguagem em uso e possibilita o reconhecimento e o estudo da multiplicidade de práticas sociais, dentre outros, eis que surge a questão norteadora deste trabalho: o que diferencia a teoria dos letramentos da teoria dos multiletramentos? Partindo de uma pesquisa de cunho bibliográfico e visando responder a tal inquirição, foram estabelecidos os seguintes objetivos: investigar a(s) diferença(s) existente(s) entre a teoria dos letramentos e a teoria dos multiletramentos (objetivo geral); caracterizar a teoria dos letramentos; delinear a teoria dos multiletramentos e interrelacionar ambas as teorias, salientando o que as diferencia (objetivos específicos). No primeiro tópico, denominado “Teoria dos letramentos”, abordar-se-ão, principalmente, origem, conceito e modelos de letramento. Sobre o assunto, destacam-se os ensinamentos de Soares (1998), Kleiman (1995) e Conceição (2010). No tópico seguinte, intitulado “Teoria dos multiletramentos”, tal qual o nome indica, será enfocada a citada teoria, desde sua definição a seus caracteres. Sobre tal tema, destaca-se a estudiosa Roxane Rojo (2012 e 2013). No último tópico (“O ponto central: percebendo a(s) diferença(s) entre ambas as teorias), as teorias referidas foram interrelacionadas, de modo a sobressair as distinções que há entre elas. Ao final, concluiu-se que a teoria dos letramentos aponta para a variedade de letramentos; já a teoria dos multiletramentos adentra em duas específicas variedades – a cultural e a linguística.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53458
ISBN: 978-85-66530-41-4
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_capliv_tgsilva2.pdf211,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.