Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53458
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Telma Cristina Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-14T12:47:36Z | - |
dc.date.available | 2020-08-14T12:47:36Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Telma Cristina Gomes da. Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p.2845-2858 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-66530-41-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53458 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pipa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Distinção | pt_BR |
dc.subject | Letramentos | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos, | pt_BR |
dc.title | Letramento acadêmico: uma experiência com a formação de professores iniciantes | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Sabidamente, os estudiosos dos letramentos debruçam-se com empenho sobre a distinção que há entre “letramentos” e “alfabetização”, porém, pouco ou quase nada falam sobre a diferença existente (pressupõe-se, de logo, que haja pela consideração de duas teorias, e não de uma) entre “letramentos” e “multiletramentos”, o que se faz necessário e importante tanto para aqueles que não conhecem as teses que encerram tais conceitos/objetos, como para os que tomam esses vocábulos como sinônimos, sem qualquer distinção. Nesse sentido, imersos no paradigma funcional, que considera a linguagem em uso e possibilita o reconhecimento e o estudo da multiplicidade de práticas sociais, dentre outros, eis que surge a questão norteadora deste trabalho: o que diferencia a teoria dos letramentos da teoria dos multiletramentos? Partindo de uma pesquisa de cunho bibliográfico e visando responder a tal inquirição, foram estabelecidos os seguintes objetivos: investigar a(s) diferença(s) existente(s) entre a teoria dos letramentos e a teoria dos multiletramentos (objetivo geral); caracterizar a teoria dos letramentos; delinear a teoria dos multiletramentos e interrelacionar ambas as teorias, salientando o que as diferencia (objetivos específicos). No primeiro tópico, denominado “Teoria dos letramentos”, abordar-se-ão, principalmente, origem, conceito e modelos de letramento. Sobre o assunto, destacam-se os ensinamentos de Soares (1998), Kleiman (1995) e Conceição (2010). No tópico seguinte, intitulado “Teoria dos multiletramentos”, tal qual o nome indica, será enfocada a citada teoria, desde sua definição a seus caracteres. Sobre tal tema, destaca-se a estudiosa Roxane Rojo (2012 e 2013). No último tópico (“O ponto central: percebendo a(s) diferença(s) entre ambas as teorias), as teorias referidas foram interrelacionadas, de modo a sobressair as distinções que há entre elas. Ao final, concluiu-se que a teoria dos letramentos aponta para a variedade de letramentos; já a teoria dos multiletramentos adentra em duas específicas variedades – a cultural e a linguística. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_tgsilva2.pdf | 211,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.