Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53453
Tipo: Capítulo de Livro
Título : O discurso de outrem no comentário discente: uma abordagem enunciativa
Autor : Silva, Telma Cristina Gomes da
Palabras clave : Leitura;Interpretação;Análise do discurso
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Pipa
Citación : SILVA, Telma Cristina Gomes da. O discurso de outrem no comentário discente: uma abordagem enunciativa. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p.139-154
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo observar e discutir características, utilização e possibilidades da Análise do Discurso de linha francesa como uma proposta teórica e metodológica que, além de descompor a crença em uma única acepção, proporciona meios que possibilitem fomentar práticas distintas dos caminhos que existem atualmente nas atividades cristalizadas, como por exemplo reconstruir sentidos que servirão de base para os gestos interpretativos referente ao ensino de língua materna. Para tanto, discutiremos através de exercícios de interpretação textual encontrados em livros didáticos, de que maneira e até que ponto os leitores estão livres das pressões e do discurso das ideologias vigentes. Para efetivar essa proposta, discutiremos os genuínos objetivos do ensino de língua materna, em seguida apresentaremos os dispositivos teóricos e metodológicos da Análise do discurso de corrente francesa, e na sequência a análise do corpus.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53453
ISBN : 978-85-66530-41-4
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_capliv_tcgsilva.pdf234,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.