Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53453
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | O discurso de outrem no comentário discente: uma abordagem enunciativa |
Authors: | Silva, Telma Cristina Gomes da |
Keywords: | Leitura;Interpretação;Análise do discurso |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Pipa |
Citation: | SILVA, Telma Cristina Gomes da. O discurso de outrem no comentário discente: uma abordagem enunciativa. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p.139-154 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem como objetivo observar e discutir características, utilização e possibilidades da Análise do Discurso de linha francesa como uma proposta teórica e metodológica que, além de descompor a crença em uma única acepção, proporciona meios que possibilitem fomentar práticas distintas dos caminhos que existem atualmente nas atividades cristalizadas, como por exemplo reconstruir sentidos que servirão de base para os gestos interpretativos referente ao ensino de língua materna. Para tanto, discutiremos através de exercícios de interpretação textual encontrados em livros didáticos, de que maneira e até que ponto os leitores estão livres das pressões e do discurso das ideologias vigentes. Para efetivar essa proposta, discutiremos os genuínos objetivos do ensino de língua materna, em seguida apresentaremos os dispositivos teóricos e metodológicos da Análise do discurso de corrente francesa, e na sequência a análise do corpus. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53453 |
ISBN: | 978-85-66530-41-4 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_tcgsilva.pdf | 234,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.