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Tipo: Dissertação
Título : Investigação dos efeitos de uma formação continuada de professores de Língua Portuguesa no tratamento de desvios ortográficos de alunos do 6º ano
Autor : Almeida, Jamille Adaça Gonçalves Martins
Tutor: Lima Júnior, Ronaldo Mangueira de
Palabras clave : Formação continuada;Ensino de ortografia;Ensino fundamental séries finais
Fecha de publicación : 2020
Citación : ALMEIDA, Jamille Adaça Gonçalves Martins. Investigação dos efeitos de uma formação continuada de professores de língua portuguesa no tratamento de desvios ortográficos de alunos do 6º ano. 2020.234f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Fortaleza, 2020.
Resumen en portugués brasileño: O domínio da ortografia representa um elevado nível de poder dentro da sociedade. Apesar disso, o seu ensino ainda significa um grande desafio para professores em sala de aula. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar as dificuldades pelas quais professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental séries finais passam ao ensinar ortografia, com o intuito de propor uma formação continuada que atenda as reais necessidades dos docentes em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação e o desenho metodológico consiste numa proposta de formação continuada, de cunho produtivo e reflexivo, organizada nas seguintes etapas: levantamento de dados (sondagem) e módulos teóricos com os professores; pré-teste, atividades de intervenção e pós-teste com os alunos desses professores; e avaliação da formação continuada. Para tanto, foram utilizados como referência os estudos de Cagliari (1995, 1999 e 2002), Faraco (2003), Morais (2010), Roberto (2016). Os resultados revelam uma diminuição do desvio ortográfico mais recorrente dos alunos, permitindo-nos concluir que a formação continuada, para professores do Ensino Fundamental séries finais, pautada em teorias que abordam o ensino reflexivo de ortografia, promove uma mudança no ensino ortográfico dos docentes participantes que passam a estimular e desenvolver habilidades necessárias para uma aprendizagem efetiva em seus alunos.
Abstract: The proficient command of the writing system holds a high level of power within society. However, teaching spelling is still a major challenge for teachers. In view of this, this research sought to investigate the difficulties that Middle School Portuguese Language teachers go through when teaching spelling, in order to propose a continuing education action that meets the real needs of teachers in the classroom. The methodological design of this action research consists of a proposal for continuing education, with both a productive and reflective nature, which was divided into the following stages: data collection (survey) and theoretical modules with teachers; pre-test, intervention and post-test activities with the students of these teachers; and an assessment of the continuing education action. Cagliari (1995, 1999 and 2002), Faraco (2003), Morais (2010) and Roberto (2016) were the main references. The results reveal a decrease of the most frequent spelling mistakes of the students, leading us to the conclude that the continuing education action based on theories, which address the reflective teaching of spelling, promotes a change in the teaching of orthography by participant teachers who started to stimulate their students to develop the necessary skills for effective learning.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53445
Aparece en las colecciones: PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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