Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53404
Type: | Dissertação |
Title: | O Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM: como espaço formativo dos professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Bezerra, Francisco Arnaldo Lopes |
Advisor: | Santos, Maria José Costa dos |
Keywords: | ENEM.;Formação.;Geometria.;Probabilidade e Estatística.;Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | BEZERRA, Francisco Arnaldo Lopes. O Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM: como espaço formativo dos professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 59f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Encontro Nacional de Educação Matemática é realizado desde 1982 pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Este evento tem sido o ambiente de encontro e partilha dos professores para publicação e discussão de suas pesquisas nas mais diversas temáticas da área da Educação Matemática. Nesse sentido, discute-se neste estudo o ENEM como espaço de formação dos professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O referido evento contempla professores da rede de Educação Básica e do Ensino Superior, bem como, alunos da graduação e pós-graduação e pesquisadores que atuam na área da pesquisa científica em Educação Matemática. Com efeito, objetiva-se analisar as contribuições do ENEM como espaço formativo da matemática para os docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi necessário a tomada de decisões metodológicas que contemplassem a busca pelos trabalhos na modalidade apresentação oral e, de forma mais específica, a seleção de produções acadêmicas expostas nas edições 2016 e 2019, as quais contemplassem subsídios no que se refere às unidades temáticas de matemática presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), especialmente, as unidades Geometria e Probabilidade e Estatística A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, por ser esse tipo de pesquisa adequado quando o pesquisador tem o interesse em examinar uma situação singular, particular, visando à descoberta; o contexto; a representação da realidade de forma ampla e profunda. As etapas da pesquisa compreenderam: (i) coleta; (ii) seleção; (iii) análise; e (iv) organização dos dados em um ambiente on-line. Apresenta-se como resultados que os trabalhos analisados podem contribuir para o desenvolvimento da formação do professor, pela pesquisa. Mas vale destacar que a plataforma do site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), em que se buscou as informações para realização deste trabalho, não oferece uma interface amigável e intuitiva. Esse fato impossibilitou a dinamicidade na busca pelos dados, pois todo o perfil dos autores e seus trabalhos para que se tenha acesso, é preciso downloads dos trabalhos. Considera-se esse trabalho relevante, pois esse material organizado e acessível aos professores servirá de referencial aos mesmos, assim como para o público em geral que se atua na formação e no ensino da matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e portanto, propõe-se a criação de um banco de dados acessível aos professores. |
Abstract: | The National Meeting of Mathematical Education has been held since 1982 by the Brazilian Society of Mathematical Education. This event has been or where teachers publish and discuss their research on the most diverse topics in the area of Mathematics Education. In this study, the National Meeting of Mathematical Education is presented, as a training space for teachers who teach mathematics in the early years of elementary school. It does not refer to the public, the event includes teachers from the Basic Education and Higher Education network, as well as undergraduate and graduate students and researchers working in the area of scientific research in Mathematics Education. Thus, the objective is to analyze how ENEM contributions as a formative space for mathematics for teachers in the early years of elementary school. looking at the works in the oral presentation modality and, more specifically, presenting the academic productions presented in the 2016 and 2019 editions, pointing out which subsidies are highlighted in these works, especially with regard to the thematic units of mathematics present in the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018), especially the Geometry and Probability and Statistics units. The analyzes of the works on these themes were discussed mainly, in the light of theorists such as D’Ambrósio (1995), Santos (2018) and Becker (1993). The research is qualitative in nature, supported mainly by the methodological assumptions of Lakatos (1978) and Popper (1974). The research steps comprised: (i) collection; (ii) selection; (iii) analysis; and (iv) organizing the data in an online environment. For teachers to enjoy, the works, with pedagogical guidance, are displayed on the research group's website weaving cognitive learning networks. The results pointed to the need to create a database so that it is accessible to teachers, with analyzes of the ANAIS of the 2016 and 2019 editions, with regard to the Geometry and Probability and Statistics units. It can also be presented as a result that the analyzed works can contribute to the development of teacher education through research. This work is considered relevant, because this material organized and accessible to teachers will serve as a reference for them, as well as for the general public that works in the formation and teaching of mathematics in the early years of Elementary School. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53404 |
Appears in Collections: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_falbezerra.pdf | 523,11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.