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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53341| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | O fantástico como denúncia do real: uma abordagem no cordel nordestino |
| Autor(es): | Lima, Stélio Torquato |
| Palavras-chave: | Fantástico;Maravilhoso;Cordel;Denúncia Social |
| Data do documento: | 2020 |
| Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrelaces |
| Citação: | LIMA, Stélio Torquato. O fantástico como denúncia do real: uma abordagem no cordel nordestino. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 8, n. 20, p. 120-140, abr./jun. 2020. |
| Resumo: | O Fantástico caracteriza-se pela inserção no mundo diegético de algo inexplicável e extraordinário que perturba a estabilidade de um contexto familiar, cotidiano e verossímil, aspecto que o dissocia de outros gêneros afins, como o Maravilhoso, em que a entrada do sobrenatural ocorre sem essa perturbação. Partindo dessa premissa, este trabalho analisa como o Fantástico se manifesta na literatura de cordel nordestina, com ênfase sobre a reflexão moral e sobre a denúncia de questões que afetam diretamente a classe menos favorecida economicamente. Para a discussão das especificidades do Fantástico, incluindo sua distinção do Maravilhoso, recorremos a reflexões teóricas de autores como Tzvetan Todorov e Irlemar Chiampi. Entre os cordéis analisados ao longo do texto, incluem-se História de Roberto do Diabo (Leandro Gomes de Barros), A moça que bateu na mãe e virou cachorra (Rodolfo Coelho Cavalcante), O homem que falou com o Diabo em Juazeiro (João de Cristo Rei) e O pastor que virou bode (Antônio Araújo de Lucena). |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53341 |
| ISSN: | 2176-9923 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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