Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53341| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título : | O fantástico como denúncia do real: uma abordagem no cordel nordestino |
| Autor : | Lima, Stélio Torquato |
| Palabras clave : | Fantástico;Maravilhoso;Cordel;Denúncia Social |
| Fecha de publicación : | 2020 |
| Editorial : | Revista Entrelaces |
| Citación : | LIMA, Stélio Torquato. O fantástico como denúncia do real: uma abordagem no cordel nordestino. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 8, n. 20, p. 120-140, abr./jun. 2020. |
| Resumen en portugués brasileño: | O Fantástico caracteriza-se pela inserção no mundo diegético de algo inexplicável e extraordinário que perturba a estabilidade de um contexto familiar, cotidiano e verossímil, aspecto que o dissocia de outros gêneros afins, como o Maravilhoso, em que a entrada do sobrenatural ocorre sem essa perturbação. Partindo dessa premissa, este trabalho analisa como o Fantástico se manifesta na literatura de cordel nordestina, com ênfase sobre a reflexão moral e sobre a denúncia de questões que afetam diretamente a classe menos favorecida economicamente. Para a discussão das especificidades do Fantástico, incluindo sua distinção do Maravilhoso, recorremos a reflexões teóricas de autores como Tzvetan Todorov e Irlemar Chiampi. Entre os cordéis analisados ao longo do texto, incluem-se História de Roberto do Diabo (Leandro Gomes de Barros), A moça que bateu na mãe e virou cachorra (Rodolfo Coelho Cavalcante), O homem que falou com o Diabo em Juazeiro (João de Cristo Rei) e O pastor que virou bode (Antônio Araújo de Lucena). |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53341 |
| ISSN : | 2176-9923 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2020_art_stlima.pdf | 297,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.