Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53330
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Escolas Estaduais de Educação Profissional e o Protagonismo Estudantil |
Autor : | Souza, Camila |
Palabras clave : | Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP)-Fortaleza (CE);Ensino;Instituições de ensino |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | SBS |
Citación : | SOUZA, Camila. Escolas Estaduais de Educação Profissional e o Protagonismo Estudantil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho traz como tema o protagonismo estudantil. O observo entre os estudantes das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) em Fortaleza - CE, tendo como parâmetro de comparação os discentes das escolas regulares. As Escolas Profissionais guardam uma série de particularidades quando comparadas as Escolas Regulares: são de tempo integral, os alunos cursam o ensino médio integrado ao ensino técnico, cumprem estágio obrigatório, dentre outras. Estas particularidades as tornam um instigante objeto e espaço de estudo. Faz-se necessário, portanto, apresentar um breve histórico da educação profissional no Brasil, pois essa modalidade de ensino vem sendo utilizada desde o período colonial em diversos contextos. O levantamento bibliográfico centra-se nos conceitos: juventude e protagonismo. A metodologia utilizada é qualitativa e quantitativa. A primeira parte da pesquisa consistiu em observações, entrevistas e grupos focais realizados em uma EEEP localizada em um bairro da periferia de Fortaleza. Para construção do banco de dados foram aplicados 1300 questionários em 10 escolas da mesma cidade. A partir da aplicação dos questionários, foi possível criar e medir o índice de protagonismo entre os estudantes e descobrir o que leva os estudantes a serem ou não protagonistas. A partir da pesquisa foi possível observar como o gosto pelo estudo coletivo, a formação de grupos, envolvimento em atividades voluntárias, participação e liderança em instituições, dentre outras características compõe o perfil do jovem protagonista. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53330 |
ISSN : | 2236-6636 |
Aparece en las colecciones: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_csouza.pdf | 61,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.