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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Camila-
dc.date.accessioned2020-08-06T12:49:30Z-
dc.date.available2020-08-06T12:49:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUZA, Camila. Escolas Estaduais de Educação Profissional e o Protagonismo Estudantil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2236-6636-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53330-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSBSpt_BR
dc.subjectEscolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP)-Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.titleEscolas Estaduais de Educação Profissional e o Protagonismo Estudantilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho traz como tema o protagonismo estudantil. O observo entre os estudantes das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) em Fortaleza - CE, tendo como parâmetro de comparação os discentes das escolas regulares. As Escolas Profissionais guardam uma série de particularidades quando comparadas as Escolas Regulares: são de tempo integral, os alunos cursam o ensino médio integrado ao ensino técnico, cumprem estágio obrigatório, dentre outras. Estas particularidades as tornam um instigante objeto e espaço de estudo. Faz-se necessário, portanto, apresentar um breve histórico da educação profissional no Brasil, pois essa modalidade de ensino vem sendo utilizada desde o período colonial em diversos contextos. O levantamento bibliográfico centra-se nos conceitos: juventude e protagonismo. A metodologia utilizada é qualitativa e quantitativa. A primeira parte da pesquisa consistiu em observações, entrevistas e grupos focais realizados em uma EEEP localizada em um bairro da periferia de Fortaleza. Para construção do banco de dados foram aplicados 1300 questionários em 10 escolas da mesma cidade. A partir da aplicação dos questionários, foi possível criar e medir o índice de protagonismo entre os estudantes e descobrir o que leva os estudantes a serem ou não protagonistas. A partir da pesquisa foi possível observar como o gosto pelo estudo coletivo, a formação de grupos, envolvimento em atividades voluntárias, participação e liderança em instituições, dentre outras características compõe o perfil do jovem protagonista.pt_BR
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