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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Os saberes e os desafios da docência: o que dizem os professores da Educação Profissional e Tecnológica
Otros títulos : El conocimiento y los desafios de la enseñanza: lo que dicen los professores de Educación Profesional y Tecnológica
Título en inglés: The knowledge and challenges of teaching what teachers of Professional and Technological Education say
Autor : Spessato, Marizete Bortolanza
Viella, Maria dos Anjos Lopes
Carminati, Celso João
Palabras clave : Docência;Educação Profissional;Desafios da Educação;Saberes docentes;Formação de professores
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Revista LABOR
Citación : SPESSATTO, Marizete Bortolanza; VIELLA, Maria dos Anjos Lopes; CARMINATI, Celso João. Os saberes e os desafios da docência: o que dizem os professores da Educação Profissional e Tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza (CE), v. 1, n. 23, p. 223-243, jan./jun. 2020.
Resumen en portugués brasileño: Este texto tem como objetivo fazer um percurso pelas pesquisas que realizaram o estado da arte sobre os saberes necessários à docência tanto na educação em geral quanto na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Pretende-se dialogar com esses autores, indagando se há algumas particularidades nesses saberes que permitam afirmar que para a EPT os saberes e desafios da docência são diferentes de outros níveis e modalidades de ensino. Feito isso, será tecido um diálogo com Freire (1996) e Aguiar Júnior (2010) que tratam, respectivamente, dos saberes necessários à formação do educador e dos desafios à prática docente. Para articular esses objetivos, foram aplicados questionários com 43 professores de uma instituição da rede EPT, guiadas principalmente pelos cinco desafios da docência elencados por Aguiar Júnior, quais sejam: promover e sustentar engajamento dos estudantes nas tarefas escolares, ressignificar conteúdos escolares, construir um currículo composto por atividades, estabelecer interações discursivas produtivas, com participação dos estudantes e lidar com a diversidade cultural, motivações, ritmos e habilidades dos estudantes.
Abstract: This text aims to trace a path through researches using the state of the art about the knowledge necessary for teaching both in general education and Professional and Technological Education (EPT). It is intended to dialogue with these authors, questioning if there are any particularities in this knowledge that is safe to affirm that for EPT the knowledge and challenges of teaching are different than other levels and modalities of education. Once that is done, a dialogue with Freire (1996) and Aguiar Júnior (2010) will be created, which tells, respectively, about the knowledge necessary to the teacher formation and about the challenges of the teaching practice. To articulate these objectives, questionnaires were applied with 43 teachers of an EPT institution, guided mainly by the five teaching challenges listed by Aguiar Júnior, which are: promoting and sustaining student engagement in school tasks, reframing school contents, building an activity curriculum, establishing productive and discursive interactions with student participation and dealing with cultural diversity, motivations, rhythms and skills of students.
Resumen en español: Este texto pretende hacer un recorrido por la investigación que se llevó a cabo en el estado del arte sobre los conocimientos necesarios para la enseñanza tanto en la educación en general como en la Educación Profesional y Tecnológica (EPT). Se pretende dialogar con estos autores, preguntándoles si existen particularidades en estos conocimientos que nos permitan afirmar que para la EPT los conocimientos y los retos de la enseñanza son diferentes de otros niveles y modalidades de enseñanza. Una vez hecho esto, se tejerá un diálogo con Freire (1996) y Aguiar Júnior (2010) que se ocupan, respectivamente, de los conocimientos necesarios para la formación del educador y los desafíos de la práctica docente. A fin de articular esos objetivos, también cuestionarios se aplicaron con 43 profesores de una institución de la red de EPT, guiadas principalmente por los cinco retos pedagógicos enumerados por Aguiar Júnior, a saber: promover y mantener la participación de los estudiantes en las tareas escolares, resignificar el contenido escolar, elaborar un plan de estudios compuesto de actividades, establecer interacciones discursivas productivas, con la participación de los estudiantes y abordar la diversidad cultural, las motivaciones, los ritmos y las aptitudes de los estudiantes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53191
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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