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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53188
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Trabalho e educação no campo: a educação popular de classe e socialista como estratégia de superação do controle metabólico do capital |
Otros títulos : | Trabajo y educación em el campo: la educación popular de classe y socialista como una estrategia para superar el control del capital metabólico |
Título en inglés: | Word and education in the field: popular, class and socialist education as a strategy to overcome metabolic capital control |
Autor : | Caetano, Edson Cabral, Cristiano Apolucena |
Palabras clave : | Trabalho;Educação;Classe camponesa;Campo |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista LABOR |
Citación : | CAETANO, Edson; CABRAL, Cristiano Apolucena. Trabalho e educação no campo: a educação popular de classe e socialista como estratégia de superação do controle metabólico do capital. Revista LABOR, Fortaleza (CE), v. 1, n. 23, p. 153-180, jan./jun. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo analisa os mecanismos de controle do capital as ações de resistência e de disputa hegemônica presentes - com diversas limitações e contradições - na organização da produção da existência camponesa. Esse texto objetiva refletir sobre a necessária contraposição entre a educação omnilateral e a educação unilateral, por se constituir enquanto tarefa fundamental no sentido da construção de uma sociedade que não se paute pelos ditames do capital. As reflexões apresentadas neste texto se fundamentam no materialismo histórico e dialético e o referencial teórico utilizado situa-se no âmbito da teoria marxista. Consideramos que a partir da educação popular, de classe e socialista (omnilateral) articulada à produção associada poder-se-á vislumbrar a superação da existência e do controle sociometabólico do capital. |
Abstract: | This article analyzes the mechanisms of capital control the actions of resistance and hegemonic dispute present - with several limitations and contradictions - in the organization of the production of peasant existence. This text aims to reflect on the necessary contrast between omnilateral education and unilateral education, as it constitutes a fundamental task in the sense of building a society that is not guided by the dictates of capital. The reflections presented in this text are based on historical and dialectical materialism and the theoretical framework used is situated within the scope of Marxist theory. We believe that from popular, class and socialist (omnilateral) education linked to associated production, it will be possible to glimpse the overcoming of the existence and the socio-metabolic control of capital. |
Resumen en español: | Este artículo analiza los mecanismos de control del capital, las acciones de resistencia y la disputa hegemónica presentes, con varias limitaciones y contradicciones, en la organización de la producción de la existencia campesina. Este texto tiene como objetivo reflexionar sobre el contraste necesario entre la educación omnilateral y la educación unilateral, ya que constituye una tarea fundamental en el sentido de construir una sociedad que no esté guiada por los dictados del capital. Las reflexiones presentadas en este texto se basan en el materialismo histórico y dialéctico y el marco teórico utilizado se sitúa dentro del alcance de la teoría marxista. Creemos que desde la educación popular, de clase y socialista (omnilateral) vinculada a la producción asociada, será posible imaginar la superación de la existencia y el control socio-metabólico del capital. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53188 |
ISSN : | 1983-5000 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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