Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53165
Type: Artigo de Periódico
Title: Motivações e dificuldades vivenciadas por jovens empreendedores: estudo qualitativo
Title in English: Motivations and difficulties experienced by young entrepreneurs: qualitative study
Authors: Martins, Larissa Paula
Veiga, Heila Magali da Silva
Cortez, Pedro Afonso
Keywords: Empreendedorismo;Motivação;Jovem;Dificuldades
Issue Date: 2020
Publisher: Revista de Psicologia
Citation: MARTINS, Larissa Paula; VEIGA, Heila Magali da Silva; CORTEZ, Pedro Afonso. Motivações e dificuldades vivenciadas por jovens empreendedores: estudo qualitativo. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 60-70, jul./dez. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O empreendedorismo vem se destacando como uma nova forma de inserção no mercado de trabalho, principalmente para os jovens. Assim, o presente estudo objetivou compreender as motivações e dificuldades vivenciadas por jovens ao longo do processo de empreender. A amostra foi composta por seis jovens empreendedores, sendo cinco mulheres e um homem. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio de análise de conteúdo. A análise das entrevistas resultou em categorias relacionadas com motivações, dificuldades e características dos empreendedores. As características pessoais relatadas pelos jovens empreendedores foram compatíveis com a literatura, abrangendo assumir riscos, comunicação, responsabilidade e criatividade. As categorias mais frequentes como motivações para empreender foram prestígio, influências de terceiros e familiares, necessidades e oportunidades. As dificuldades elencadas associaram-se a iniciar o projeto, adesão dos clientes, liderança, falta de planejamento e desgaste físico e mental. Por meio das categorias elencadas, nota-se que efetivar o empreendedorismo entre jovens requer ações sistemáticas por meio de políticas públicas atreladas aos campos de saúde, educação e trabalho.
Abstract: Entrepreneurship has emerged as a new form of insertion in the labor market, especially for young people. Thus, the present study aimed to understand the motivations and difficulties experienced by young people throughout the process of undertaking. The sample consisted of six young entrepreneurs, five women and one man. Semistructured interviews were applied, analyzed through content analysis. The analysis of the interviews resulted in categories related to the motivations, difficulties and characteristics of the entrepreneurs. The personal characteristics reported by the young entrepreneurs were compatible with the literature, including taking risks, communication, responsibility and creativity. The most frequent categories as motivations to undertake were prestige, influences of third and family, needs and opportunities. The difficulties highlighted were associated with initiating the project, customer support, leadership, lack of planning and physical and mental exhaustion. Through the categories listed, it is noted that effective entrepreneurship among young people requires systematic actions through public policies linked to the fields of health, education, and work.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53165
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_lpmartinshmsveiga.pdf3,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.