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dc.contributor.authorMartins, Larissa Paula-
dc.contributor.authorVeiga, Heila Magali da Silva-
dc.contributor.authorCortez, Pedro Afonso-
dc.date.accessioned2020-07-28T19:09:54Z-
dc.date.available2020-07-28T19:09:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMARTINS, Larissa Paula; VEIGA, Heila Magali da Silva; CORTEZ, Pedro Afonso. Motivações e dificuldades vivenciadas por jovens empreendedores: estudo qualitativo. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 60-70, jul./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53165-
dc.description.abstractEntrepreneurship has emerged as a new form of insertion in the labor market, especially for young people. Thus, the present study aimed to understand the motivations and difficulties experienced by young people throughout the process of undertaking. The sample consisted of six young entrepreneurs, five women and one man. Semistructured interviews were applied, analyzed through content analysis. The analysis of the interviews resulted in categories related to the motivations, difficulties and characteristics of the entrepreneurs. The personal characteristics reported by the young entrepreneurs were compatible with the literature, including taking risks, communication, responsibility and creativity. The most frequent categories as motivations to undertake were prestige, influences of third and family, needs and opportunities. The difficulties highlighted were associated with initiating the project, customer support, leadership, lack of planning and physical and mental exhaustion. Through the categories listed, it is noted that effective entrepreneurship among young people requires systematic actions through public policies linked to the fields of health, education, and work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectJovempt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleMotivações e dificuldades vivenciadas por jovens empreendedores: estudo qualitativopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO empreendedorismo vem se destacando como uma nova forma de inserção no mercado de trabalho, principalmente para os jovens. Assim, o presente estudo objetivou compreender as motivações e dificuldades vivenciadas por jovens ao longo do processo de empreender. A amostra foi composta por seis jovens empreendedores, sendo cinco mulheres e um homem. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio de análise de conteúdo. A análise das entrevistas resultou em categorias relacionadas com motivações, dificuldades e características dos empreendedores. As características pessoais relatadas pelos jovens empreendedores foram compatíveis com a literatura, abrangendo assumir riscos, comunicação, responsabilidade e criatividade. As categorias mais frequentes como motivações para empreender foram prestígio, influências de terceiros e familiares, necessidades e oportunidades. As dificuldades elencadas associaram-se a iniciar o projeto, adesão dos clientes, liderança, falta de planejamento e desgaste físico e mental. Por meio das categorias elencadas, nota-se que efetivar o empreendedorismo entre jovens requer ações sistemáticas por meio de políticas públicas atreladas aos campos de saúde, educação e trabalho.pt_BR
dc.title.enMotivations and difficulties experienced by young entrepreneurs: qualitative studypt_BR
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