Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53119
Type: | Tese |
Title: | Autoetnografia de uma trajetória acadêmicoprofissional no sistema de ensino superior brasileiro: da formação universitária voltada ao estudo à prática docente em IES não-universitárias privadas |
Authors: | Sales, Yuri de Nóbrega |
Advisor: | Beserra, Bernadete Ramos de Lourdes |
Keywords: | Ensino superior;Faculdades privadas;Educação;Pesquisa. Estudo |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SALES, Yuri de Nóbrega. Autoetnografia de uma trajetória acadêmicoprofissional no sistema de ensino superior brasileiro: da formação universitária voltada ao estudo à prática docente em IES não-universitárias privadas. 2020. 76f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O sistema de ensino superior brasileiro foi constituído por um conjunto de normas legais e concepções educacionais que apregoam a indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa. Ainda que, historicamente, outros projetos e perspectivas sobre a educação superior fizeram oposição a este modelo, este princípio de indissociabilidade influenciou significativamente a formatação do sistema de ensino superior nacional. Um dos seus efeitos é a relação umbilical entre a formação acadêmica e a formação docente. Entretanto, nas últimas décadas o processo de diversificação da educação superior provocou o surgimento e a expansão de um conjunto de instituições orientadas por objetivos educacionais distintos. É o caso de faculdades e centros universitários privados, que ofertam, principalmente, treinamento profissional aos seus alunos. Os docentes destas IES não-universitárias privadas, porém, provêm de uma educação acadêmica realizada na pós-graduação, parte deles com um percurso formativo consistente no âmbito do estudo e da pesquisa científica. O objetivo desta tese foi investigar a trajetória acadêmico-profissional vivida por estes docentes, no intuito de compreender as contradições, ambiguidades e conflitos presentes nesta transição do lugar de pesquisador em formação para o papel de docente em IES não-universitárias privadas dedicadas ao treinamento profissional. Para tanto, adotou-se o método autoetnográfico, utilizando a história de vida do próprio pesquisador como fonte de dados para a investigação. O resultado da pesquisa indica e demonstra que habilidades, práticas e modos de reflexão intelectual adquiridos pelo pesquisador durante a sua formação no âmbito da pós-graduação, em especial por meio da participação em um grupo de pesquisa, foram obliterados ou deformados quando transpostos para a atuação docente demandada nestas IES. A cultura institucional destas faculdades, baseada no consumo e no entretenimento, e os mecanismos organizacionais de controle adotados por ela, como a autoavaliação institucional e o registro de ponto, desarticularam, subjetiva e praticamente, a socialização científica voltada ao estudo vivida pelo pesquisador em seu percurso acadêmico. É questionado, por fim, se ainda é pertinente e possível pensar os percursos acadêmicos e profissionais como elementos pertencentes a uma trajetória formativa, uma vez que a fragementação do ensino superior não permite, por vezes, integrar diferentes tipos de educação que coabitam o sistema de ensino superior brasileiro. |
Abstract: | Brazil´s Higher Education system was designed as a set of legal norms and educational concepts which stare at the inseparability between teaching and research. Despite the historical opposition concerning other projects and perspectives on Higher Education towards this model, this very principle of inseparability has come to significantly impact the formulation of a National Higher Education system. One of its effects relates to the entangled association between what is conceived as the academic training and the teacher training. Out of the process of diversification in Higher Education during the last decades, the emergence and expansion of a set of institutions has been guided by different educational objectives. This is the case of both Private funded Colleges and Academic Centers, which mainly offer upper tertiary professional training to their students. The professors/instructors of these non-university Higher Education privately run institutions usually come from a traditional academic education held by Graduate Schools, part of them with a consistent training in the scope of autonomous research and scientific investigation. The objective of this dissertation was to inquiry about the academic-professional background as experienced by these professors/instructors,in order to understand the contradictions, ambiguities and conflicts held along the transition from the perspective of a researcher under training for the shift at a teaching role in one non-university Higher Education privately run institution concerned with tertiary professional training. An autoetnographic method was adopted for this purpose, using the researcher's own life history as data source for the investigation. The result of the research demonstrates that the skills, practices and modes of intellectual reflection acquired by the researcher during his training in the Graduate Program, especially through his participation in a research group, were obliterated or deformed when transposed to the demanded teaching performance at these non-university Higher Education privately run institution. The institutional culture of these Colleges and Academic Centers, based on consumption and entertainment, as well as the organizational mechanisms of control adopted by it, such as institutional self-assessment and employee time tracking systems, do have impacted over subjective and operational fragmentation on the scientific socialization, once focused on the study while lived by the researcher during his previous academic experience. It has been also questioned whether woult it be either relevant or possible to think of these academic and professional previous trajectories as constitutional elements to a formative experience, since the current fragmentation of National Higher Education does not, at times, allow integrating different types of building that still cohabit the Brazilian Higher Education system. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53119 |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tese_ynsales.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.