Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53022
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa no Ensino Médio
Título en inglés: Multiliteracies in Portuguese Language classes in high school.
Autor : Lima, Ana Maria Pereira
Pinheiro, Regina Cláudia
Palabras clave : Multiletramento;Gêneros Discursivos;Ambiente digital de aprendizagem;Multimodalidade;Ensino de leitura
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Revista Linguagem & Ensino
Citación : LIMA, Ana Maria Pereira; PINHEIRO, Regina Cláudia. Os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas (RS), v. 18, n. 2, p. 327-354, jul./dez. 2015.
Resumen en portugués brasileño: Os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio vêm inserindo as tecnologias de informação e comunicação em suas aulas, no entanto, os potenciais dessas tecnologias têm sido, muitas vezes, subutilizados. Essa constatação nos instigou a investigar como esses professores trabalham os multiletramentos, por meio dos gêneros discursivos em ambientes digitais, em suas aulas de leitura e como é tratada a multimodalidade constitutiva desses gêneros. Para a realização deste trabalho, fundamentamo-nos, principalmente, em Rojo (2012), Pasquotte-Vieira; Silva; Alencar (2012), Costa (2003, 2010) e Cope; Kalantzis (2000) e filmamos aulas em que professores utilizam as tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de práticas de leitura para posterior análise. Os resultados comprovam que o professor participante, ao privilegiar o roteiro do livro didático, desconsidera a multimodalidade dos gêneros, legitimando apenas a modalidade escrita e desconsiderando os outros modos de construir sentido. Concluímos afirmando que a pedagogia dos multiletramentos pode oferecer contribuições para a problemática da leitura de gêneros oriundos da internet ou que circulam no ambiente digital.
Abstract: High School Portuguese language teachers are implementing information and communication technologies in their classes, however, the potential of these technologies have been often underutilized. This finding prompted us to investigate how these teachers work the multiliteracies, through discourse genres in digital environments in their reading classes and how the constitutive multimodality of such genres is treated. For this work, we based ourselves primarily in Rojo (2012), Pasquotte-Vieira; Silva; Alencar (2012), Costa (2003, 2010) and Cope; Kalantzis (2000) and filmed classes in which teachers used information and communication technologies (ICT) in teaching reading practices for further analysis. The results show that the teacher, by privileging textbook syllabus, disregards the multimodality of genres, legitimizing only the writing mode. He does not consider other ways to construct meaning. We conclude by saying that the pedagogy of multiliteracies can offer contributions to the problem of reading genres derived from the internet or circulating in the digital environment.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53022
ISSN : 1983-2400
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art_amplimarcpinheiro.pdf660,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.