Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Ana Maria Pereira-
dc.contributor.authorPinheiro, Regina Cláudia-
dc.date.accessioned2020-07-21T09:02:32Z-
dc.date.available2020-07-21T09:02:32Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Maria Pereira; PINHEIRO, Regina Cláudia. Os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas (RS), v. 18, n. 2, p. 327-354, jul./dez. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1983-2400-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53022-
dc.description.abstractHigh School Portuguese language teachers are implementing information and communication technologies in their classes, however, the potential of these technologies have been often underutilized. This finding prompted us to investigate how these teachers work the multiliteracies, through discourse genres in digital environments in their reading classes and how the constitutive multimodality of such genres is treated. For this work, we based ourselves primarily in Rojo (2012), Pasquotte-Vieira; Silva; Alencar (2012), Costa (2003, 2010) and Cope; Kalantzis (2000) and filmed classes in which teachers used information and communication technologies (ICT) in teaching reading practices for further analysis. The results show that the teacher, by privileging textbook syllabus, disregards the multimodality of genres, legitimizing only the writing mode. He does not consider other ways to construct meaning. We conclude by saying that the pedagogy of multiliteracies can offer contributions to the problem of reading genres derived from the internet or circulating in the digital environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem & Ensinopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectGêneros Discursivospt_BR
dc.subjectAmbiente digital de aprendizagempt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.titleOs multiletramentos nas aulas de língua portuguesa no Ensino Médiopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio vêm inserindo as tecnologias de informação e comunicação em suas aulas, no entanto, os potenciais dessas tecnologias têm sido, muitas vezes, subutilizados. Essa constatação nos instigou a investigar como esses professores trabalham os multiletramentos, por meio dos gêneros discursivos em ambientes digitais, em suas aulas de leitura e como é tratada a multimodalidade constitutiva desses gêneros. Para a realização deste trabalho, fundamentamo-nos, principalmente, em Rojo (2012), Pasquotte-Vieira; Silva; Alencar (2012), Costa (2003, 2010) e Cope; Kalantzis (2000) e filmamos aulas em que professores utilizam as tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de práticas de leitura para posterior análise. Os resultados comprovam que o professor participante, ao privilegiar o roteiro do livro didático, desconsidera a multimodalidade dos gêneros, legitimando apenas a modalidade escrita e desconsiderando os outros modos de construir sentido. Concluímos afirmando que a pedagogia dos multiletramentos pode oferecer contribuições para a problemática da leitura de gêneros oriundos da internet ou que circulam no ambiente digital.pt_BR
dc.title.enMultiliteracies in Portuguese Language classes in high school.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_amplimarcpinheiro.pdf660,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.