Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53011
Tipo: | Tese |
Título : | O desenvolvimento das competências socioemocionais na educação biocêntrica, na aprendizagem cooperativa e nos círculos de construção de paz a partir de uma narrativa autobiográfica |
Autor : | Holanda, Cristiane Carvalho |
Tutor: | Albuquerque, Luiz Botelho |
Palabras clave : | Aprendizagem Cooperativa;Educação Biocêntrica;Círculos de Construção de Paz;Narrativa Autobiográfica |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | HOLANDA, Cristiane Carvalho. O desenvolvimento das competências socioemocionais na educação biocêntrica, na aprendizagem cooperativa e nos círculos de construção de paz a partir de uma narrativa autobiográfica. 2020. 280f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta tese tem como objetivo geral analisar as principais contribuições da Educação Biocêntrica, da Aprendizagem Cooperativa e do Círculo de Construção de Paz para o desenvolvimento das competências socioemocionais, a partir da minha narrativa autobiográfica. Tem como objetivos específicos: compreender como a Educação Biocêntrica pode contribuir para o desenvolvimento da afetividade e da criatividade e para saber identificar e lidar com as emoções; pesquisar como a Aprendizagem Cooperativa trabalha a interdependência social positiva, a autogestão e a autonomia dos estudantes; investigar como os Círculos de Construção de Paz colaboram com o aperfeiçoamento da comunicação empática e da resolução de conflitos. Um dos achados da tese foi verificar que essas práticas são complementares e necessárias para a Educação Integral. Utilizei a abordagem teóricometodológica História de Vida e Formação. Realizei uma narrativa autobiográfica tendo como foco o meu envolvimento com formações de professores, fortalecendo essas metodologias ativas. Trata-se da descrição dos aprendizados dessas experiências inovadoras que têm como base o pensamento freireano e trabalham com os paradigmas Biocêntrico, Cooperativo e Restaurativo, das quais venho participando nas suas construções, divulgações e consolidações. Logo, esta tese colabora para uma compreensão mais aprofundada dessas abordagens que desenvolvem as competências socioemocionais, tais como o engajamento com o outro, a abertura ao novo, a afetividade, a resiliência emocional e a autogestão. Escrever um texto contribuindo para a formação e (trans)formação de outras pessoas foi um grande desafio. Nesse processo pude ampliar minha compreensão e as lentes da memória e do tempo. Reescrevi minha história correlacionando-a com os aportes teóricos das abordagens que fundamentaram minha trajetória como docente em permanente processo de mudança. Narrei o meu itinerário formativo como estudante e professora que procura escrever a partir do coração, mas conectada com a razão, sem perder a rigorosidade metodológica. Analisei as experiências mais significativas para o que venho sendo no campo educacional, sem deixar de reconhecer, ao mesmo tempo, os grandes mestres com quem tive a oportunidade de estudar e trabalhar e que foram os criadores destas abordagens. A escrita a partir das experiências e vivências é um convite ao encontro do sagrado oculto que habita em cada um de nós |
Abstract: | This research goal is to analyze the contributions of Biocentric Education, Cooperative Learning and Peace Building Circles towards the development of social and emotional skills based on my autobiographic narrative. The specific objectives are: to comprehend how can the Biocentric Education contribute towards the development of the affection, creativity and identifying emotions; Research how the Cooperative Learning strengthen the positive social interdependence, the self-management and autonomy of the students. Investigate how can the Peace Building Circles develop an empathetic communication and conflict resolution. One of the findings in this research was to identify that these practices are complementary and needed for a complete education. Based on the Life History and Formation approach, I made an autobiographical narrative of my involvement with teacher training building these new active methodologies. The aim is to write about the learning that came from the innovating experiences that have at their core the Freirean methodology and works with the Biocentric paradigm, cooperative and restorative from which I have worked on their building, disclosure and consolidation. This research helps to get a deeper understanding of those pedagogical approaches that seek to develop the following socio-emotional competencies such as: Extraversion, Openness, Agreeableness, Emotional Stability and self-management. Constructing a text contributing to the formation and (trans) formation of other people was a great challenge. During this process I could amplify my comprehensions on time and memory lenses. I rewrote my own history correlating with the theoretical contributions that have built these approaches and that have grounded my trajectory as a teacher in a permanent changing process. I wrote about my itinerary as a student and teacher who seeks to write from the heart but still connected to reason, Without losing the methodology rigor. I analyzed the most meaningful experiences that formed what I have been on the educational field, at the same time recognizing the great masters which I had the opportunity to work with and where the makers of those approaches. The writing about lived experiences is an invite towards a meeting with the sacred that is hidden in each one of us |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53011 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tese_ccholanda.pdf | 4,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.