Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52987
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Multimodalidade e livro didático digital: uma análise dos objetos educacionais digitais do livro Português: linguagem em conexão |
Título em inglês: | Multimodality and digital didatic book: an analysis of the digital educational objects of the Portuguese book: language in connection |
Autor(es): | Silva, Eliane Martins Pinheiro, Regina Cláudia |
Palavras-chave: | Livro didático digital;Multimodalidade;Objeto educacional digital;Língua Portuguesa - Ensino |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revelli - Revista de Educação, Linguagem e Literatura |
Citação: | SILVA, Eliane Martins; PINHEIRO, Regina Cláudia. Multimodalidade e livro didático digital: uma análise dos objetos educacionais digitais do livro Português: linguagem em conexão. Revelli - Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas (GO), v. 9, n. 3, p. 138-165, set. 2017. |
Resumo: | Este artigo analisa a multimodalidade nos objetos educacionais digitais (OEDs) do livro didático digital Português: linguagem em conexão, de Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Rozário Starling de Barros. Objetivamos mostrar como os modos oral e escrito se relacionam com os recursos semióticos, a fim de colaborar para a construção do sentido dos objetos OEDs e também analisar como a multimodalidade é abordada didaticamente, isto é, trabalhada na leitura, gramática e produção textual. Esta pesquisa está inserida dentro de uma abordagem qualitativa, visto que descrevemos e analisamos os OEDs. O método utilizado é o documental, uma vez que consideramos o livro didático digital um documento. Como fundamentação teórica, lançamos mão dos estudos de Dionísio e Vasconcelos (2013), Oliveira e Dias (2016), Vieira (2015), dentre outros. Os resultados deste estudo demonstram que a multimodalidade aparece no que diz respeito ao aspecto gráfico editorial, ao passo que não é abordada no que diz respeito à compreensão da leitura, gramática e produção textual. |
Abstract: | This article analyzes the multimodality in digital educational objects (DEOs) of the Portuguese digital textbook: Linguagem em conexão, by Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Rozário Starling de Barros. We aimed to show how oral and written modes relate to the semiotic resources in order to contribute to the construction of the meaning of DEOs objects and also examine how multimodality is addressed didactically, that is, worked on reading, grammar and text production. This research is inserted into a qualitative approach, as described and analyzed the DEOs. The method used is the documentary, since we consider the digital textbook a document. As a theoretical basis, we use the studies of Dionísio and Vasconcelos (2013), Oliveira and Dias (2016), Vieira (2015), among others. The results of this study demonstrate that multimodality appears with regard to the editorial graphic appearance, while it is not addressed with regard to reading comprehension, grammar and text production. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52987 |
ISSN: | 1986-6576 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_emsilvarcpinheiro.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.