Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52987
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Multimodalidade e livro didático digital: uma análise dos objetos educacionais digitais do livro Português: linguagem em conexão
Título en inglés: Multimodality and digital didatic book: an analysis of the digital educational objects of the Portuguese book: language in connection
Autor : Silva, Eliane Martins
Pinheiro, Regina Cláudia
Palabras clave : Livro didático digital;Multimodalidade;Objeto educacional digital;Língua Portuguesa - Ensino
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Revelli - Revista de Educação, Linguagem e Literatura
Citación : SILVA, Eliane Martins; PINHEIRO, Regina Cláudia. Multimodalidade e livro didático digital: uma análise dos objetos educacionais digitais do livro Português: linguagem em conexão. Revelli - Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas (GO), v. 9, n. 3, p. 138-165, set. 2017.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo analisa a multimodalidade nos objetos educacionais digitais (OEDs) do livro didático digital Português: linguagem em conexão, de Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Rozário Starling de Barros. Objetivamos mostrar como os modos oral e escrito se relacionam com os recursos semióticos, a fim de colaborar para a construção do sentido dos objetos OEDs e também analisar como a multimodalidade é abordada didaticamente, isto é, trabalhada na leitura, gramática e produção textual. Esta pesquisa está inserida dentro de uma abordagem qualitativa, visto que descrevemos e analisamos os OEDs. O método utilizado é o documental, uma vez que consideramos o livro didático digital um documento. Como fundamentação teórica, lançamos mão dos estudos de Dionísio e Vasconcelos (2013), Oliveira e Dias (2016), Vieira (2015), dentre outros. Os resultados deste estudo demonstram que a multimodalidade aparece no que diz respeito ao aspecto gráfico editorial, ao passo que não é abordada no que diz respeito à compreensão da leitura, gramática e produção textual.
Abstract: This article analyzes the multimodality in digital educational objects (DEOs) of the Portuguese digital textbook: Linguagem em conexão, by Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Rozário Starling de Barros. We aimed to show how oral and written modes relate to the semiotic resources in order to contribute to the construction of the meaning of DEOs objects and also examine how multimodality is addressed didactically, that is, worked on reading, grammar and text production. This research is inserted into a qualitative approach, as described and analyzed the DEOs. The method used is the documentary, since we consider the digital textbook a document. As a theoretical basis, we use the studies of Dionísio and Vasconcelos (2013), Oliveira and Dias (2016), Vieira (2015), among others. The results of this study demonstrate that multimodality appears with regard to the editorial graphic appearance, while it is not addressed with regard to reading comprehension, grammar and text production.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52987
ISSN : 1986-6576
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_art_emsilvarcpinheiro.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.