Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52944
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A neurociência e sua contribuição para a aprendizagem |
Autor(es): | Gonçalves, Jonas Loiola Santos, Cristine de Araújo Timbó, Dulcinea Bandeira Soares Sousa, Isabelle Cerqueira |
Palavras-chave: | Inclusão;Ensino Superior;Formação de professores |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Realize eventos |
Citação: | GONÇALVES, Jonas Loiola; SANTOS, Cristine de Araújo; TIMBÓ, Dulcinea Bandeira Soares; SOUSA, Isabelle Cerqueira. A neurociência e sua contribuição para a aprendizagem. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Resumo: | Atualmente identifica-se um incremento de matrículas de pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas no Ensino Superior, o que gera a demanda de preparação destas para acolher e garantir a sua permanência. Essas reflexões levaram ao interesse por esse estudo, com objetivo de descrever como se dar a interface entre setores de apoio e orientação ao aluno com foco em seu processo de aprendizagem e permanência no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que foi desenvolvida em dois momentos. O estudo ocorreu de agosto a novembro de 2018, com amostra de 14 professores lotados nos setores de atendimento direto ao aluno: Programas Tutoriais Acadêmicos e Núcleo de Educação a Distância, correspondendo a 93,3% do universo de 15 professores. Realizou-se a coleta de informações mediante aplicação de questionário e para análise das informações utilizou-se o software Nvivo e Análise Temática de Conteúdo, revelando as categorias: Significados atribuídos pelo professor à discussão sobre a inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas (NEE) na universidade; Temas de interesse na área da educação inclusiva; Dificuldades e facilidades enfrentadas durante o processo de interação na sala de aula com esses alunos; e, Interesse de receber apoio pedagógico no tocante ao planejamento do ensino voltado para o manejo das condições e estratégias didáticas adequadas aos alunos com NEE. Identificou-se uma perspectiva positiva para a acessibilidade e a inclusão educacional, identificação da necessidade de formação e orientação aos professores e, no contraponto, surge o preconceito dos colegas e as dificuldades intrínsecas do aluno. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52944 |
ISSN: | 978-65-86901-07-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_jlgolcalves.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.