Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Jonas Loiola-
dc.contributor.authorSantos, Cristine de Araújo-
dc.contributor.authorTimbó, Dulcinea Bandeira Soares-
dc.contributor.authorSousa, Isabelle Cerqueira-
dc.date.accessioned2020-07-16T11:36:59Z-
dc.date.available2020-07-16T11:36:59Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Jonas Loiola; SANTOS, Cristine de Araújo; TIMBÓ, Dulcinea Bandeira Soares; SOUSA, Isabelle Cerqueira. A neurociência e sua contribuição para a aprendizagem. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52944-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA neurociência e sua contribuição para a aprendizagempt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente identifica-se um incremento de matrículas de pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas no Ensino Superior, o que gera a demanda de preparação destas para acolher e garantir a sua permanência. Essas reflexões levaram ao interesse por esse estudo, com objetivo de descrever como se dar a interface entre setores de apoio e orientação ao aluno com foco em seu processo de aprendizagem e permanência no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que foi desenvolvida em dois momentos. O estudo ocorreu de agosto a novembro de 2018, com amostra de 14 professores lotados nos setores de atendimento direto ao aluno: Programas Tutoriais Acadêmicos e Núcleo de Educação a Distância, correspondendo a 93,3% do universo de 15 professores. Realizou-se a coleta de informações mediante aplicação de questionário e para análise das informações utilizou-se o software Nvivo e Análise Temática de Conteúdo, revelando as categorias: Significados atribuídos pelo professor à discussão sobre a inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas (NEE) na universidade; Temas de interesse na área da educação inclusiva; Dificuldades e facilidades enfrentadas durante o processo de interação na sala de aula com esses alunos; e, Interesse de receber apoio pedagógico no tocante ao planejamento do ensino voltado para o manejo das condições e estratégias didáticas adequadas aos alunos com NEE. Identificou-se uma perspectiva positiva para a acessibilidade e a inclusão educacional, identificação da necessidade de formação e orientação aos professores e, no contraponto, surge o preconceito dos colegas e as dificuldades intrínsecas do aluno.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_jlgolcalves.pdf83,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.