Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Gênesson Johnny Lima-
dc.date.accessioned2020-07-16T11:10:09Z-
dc.date.available2020-07-16T11:10:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Gênesson Johnny Lima. Representações sobre o espanhol por alunos da rede pública cearense de ensino. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52940-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagem- Espanholpt_BR
dc.titleRepresentações sobre o espanhol por alunos da rede pública cearense de ensinopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho analisam-se as representações sociais sobre o espanhol/língua estrangeira (E/LE), construídas e partilhadas, via discurso, por alunos da rede pública cearense de ensino. Para tanto, delimitou-se um campo associativo geral, constituído por lexias associadas ao termo indutor “língua espanhola”, evocadas através de testes de associação livre de palavras. A pesquisa baseia-se, sobretudo, nos trabalhos de Moscovici (1978, 2003), Harré (2001) e Sá (1998), com relação à Teoria das Representações Sociais; em Saussure (2007), Vilela (1979), Pottier (1978) e van Dijk (2003), no tocante ao léxico, categoria linguística utilizada como vetor de representações; e nos documentos parametrizadores educacionais PCNEM (2000), OCEM (2006) e REM-SEDUC/CE (2008), quanto às discussões sobre ensino e aprendizagem de língua. A partir da análise, pôde-se afirmar que as representações não só orientam atitudes e percepções sobre a língua, podendo se constituir como um fator condicionante da aprendizagem, como também o inverso é verdadeiro, ou seja, a forma como a aprendizagem do objeto se dá também condiciona e orienta percepções e atitudes em relação a este.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_gjlsantos.pdf138,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.