Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52921
Type: Artigo de Periódico
Title: Cenas de uma atividade de leitura em um contexto de ensino-aprendizagem de Português como língua de herança: apontamentos interculturais
Title in English: Scenes from a reading class in a Portuguese teaching-learning setting as a heritage language: intercultural notes
Authors: Modl, Fernanda de Castro
Biavati, Nádia Dolores Fernandes
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Keywords: Linguística - Aspectos culturais;Ensino-aprendizagem;Língua de herança;Trabalho docente;Texto
Issue Date: 2020
Publisher: Fólio – Revista de Letras
Citation: MODL, Fernanda de Castro; BIAVATI, Nádia Dolores Fernandes; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Cenas de uma atividade de leitura em um contexto de ensino-aprendizagem de Português como língua de herança: apontamentos interculturais. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 391-415, jan./jun. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste artigo, apresentamos duas cenas de uma aula de português como língua de herança na Alemanha e demonstramos como os conceitos de cultura(s) como uma programação coletiva da mente (Woodside, 2010) e território(s) são úteis para entendermos como uma professora brasileira é surpreendida pelo modo como os seus alunos germânico-brasileiros, nascidos e criados na Alemanha, interpretam o texto-objeto de Ensino (uma propaganda verbo-visual impressa). Os apontamentos interculturais que realizamos nos auxiliam a acessar e a compreender circunstâncias que perfazem o trabalho com exemplares de textos no contexto de ensino-aprendizagem de língua de herança, o que, por sua vez, aponta para especificidades do trabalho do professor, que já atua ou quer atuar, nesse contexto.
Abstract: In this article, we present two scenes from a Portuguese class as a heritage language in Germany and demonstrate how the concepts of culture(s) as well as collective programming of the mind (Woodside, 2010) and territory(ies) are useful to understand why a Brazilian teacher is surprised by the way her Germanic-Brazilian students, born and raised in Germany, interpret the teaching text-object (a printed verb-visual advertisement). The intercultural notes we make help us to access and understand circumstances that account for the work with samples of texts in the heritage language education setting, which, in turn, point to the specificities of the teacher´s job, who already teaches or wants to teach in that setting.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52921
ISSN: 2176-4182
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_fcmodlndfbiavati.pdf384,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.